Biblioteca Sobre Rodas retoma atividades na rede municipal nesta quinta

23/06/2015 16:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Objetivo é fortalecer aprendizado por meio da leitura pedagógica

As atividades da Biblioteca Sobre Rodas serão retomadas nesta quinta-feira (25), com programação especial na Praça Veríssimo de Mello, às 9h. O ônibus, que vai percorrer unidades municipais e praças de bairros de Macaé, contará com cerca de 600 títulos. Alunos, professores e visitantes que estiverem no espaço nesta quinta terão a oportunidade de apreciar o trabalho do grupo de contadores da rede municipal, HistoriArte, que vão atuar das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O grupo promete encantar a plateia com lendas, fábulas e contos e também irá se apresentar para os alunos das unidades municipais Professora Leda Maria Lêdo Esteves (Centro) e Maria de Maris Sarmento Torres (Imbetiba). Com a volta do trabalho da Biblioteca sobre Rodas, a rede municipal está definindo o cronograma de visitas que será realizado pelo ônibus.

O ônibus promete levar a magia da literatura aos pequenos da Educação Infantil e dos estudantes do Ensino Fundamental. Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, esta é mais uma ação de parceria que contribui para ampliar os horizontes e conhecimentos dos estudantes da rede municipal. “Por meio dos livros, os alunos desenvolvem habilidades como criatividade, além do gosto pela leitura e escrita", disse.

A Biblioteca Sobre Rodas conta com apoio da Odebrecht Óleo e Gás por meio do projeto Escola em Ação, que também apoia outras atividades como a Iniciação à Robótica na rede municipal. O espaço receberá atuação do grupo HistoriArte,que seguirá um cronograma específico. Com a finalidade de melhor atender aos segmentos e às faixas de idade dos estudantes, o ônibus foi equipado com placas indicativas, prateleiras específicas, balcão para leitura, além de material didático específicos para contação de histórias e rodas de leitura.

De acordo com a Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, a intenção é que as escolas municipais e comunidade recebam a biblioteca itinerante e assim possam trabalhar com outras linguagens como a imagem e as artes para estimular a leitura e a escrita, contribuindo com o processo ensino-aprendizagem.

Os visitantes da Biblioteca Itinerante terão acesso a obras diversas, como contos, fábulas, enciclopédias, dicionários, crônicas e coleções variadas. Segundo a Gerente do Programa de Leitura, Jakeline Santos, os contadores de histórias poderão se interagir com professores, que terão um novo espaço para trabalhar com a leitura de gêneros textuais e rodas de leituras e histórias.