Boas parcerias marcaram o ano de 2008 do Cemaia

02/12/2008 10:25:20 - Jornalista: Equipe Secom

A seriedade com que é realizado o trabalho no Centro Municipal de Apoio à Infância e a Adolescência (Cemaia) fez com que no ano de 2008 ocorressem ganhos reais e importantes para êxito das atividades ali realizadas. E para comemorar todo o sucesso alcançado aconteceu nesta segunda-feira (1) almoço na instituição reunindo alguns dos parceiros responsáveis.

O encontro foi marcado pelo secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira e a adesão foi imediata. Estiveram reunidos o juiz da Segunda Vara de Família da Comarca de Macaé, Dr. Felipe Carvalho Gonçalves da Silva; a promotora de justiça, Dra. Regiane Cristina Dias Pinto; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), Edmundo Figueiró; os representantes das Lojas Maçônicas, Cliton Silva Santos e Marco Di Motta; Pastor Moisés Moreira; a procuradora do município, Dra. Ana Beatriz Cooper; além da equipe técnica multidisciplinar do Cemaia, sob o comando da coordenadora Estela Maris.

O Cemaia é um abrigo provisório composto por duas unidades: Cemaia I, que atende a população na faixa de zero a seis anos de idade, e o Cemaia II que atende a população de sete a 17 anos e onze meses. Atualmente a capacidade de atendimento na unidade I é de 26 crianças e na II de 24. As crianças e os adolescentes atendidos na instituição são, em sua maioria, oriundas do município. No entanto, também são abrigadas crianças e adolescentes de outros municípios, muitos destes por determinação judicial, devido a risco de vida.

Ao longo de 2008 importantes parcerias foram firmadas para otimização dos serviços do Cemaia. O Restaurante Popular, através das Lojas Maçônicas – instituição subvencionada da prefeitura de Macaé – assumiu a alimentação, com fornecimento e acompanhamento nutricional. A CDL foi parceira na doação de roupas para as crianças; a Secretaria Especial de saúde disponibilizou serviço de lavanderia; a Secretaria de Educação doou utensílios de cozinha; a Fesporte estruturou espaços para a prática esportiva de basquete e vôlei; e a Secretaria de Meio Ambiente humanizou o espaço com vasos de plantas.

Recentemente, a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, disponibilizou dois computadores com impressoras, bebedouros novos, reforma/pintura dos prédios, armários para a montagem de biblioteca e aquisição de brinquedos e jogos para o lazer das crianças e jovens ali abrigados.

No encontro desta segunda-feira, o secretário Jorge Tavares Siqueira destacou aos presentes a sua satisfação de encerrar mais um ano ciente do quanto o Cemaia obteve de ganho. “O Cemaia encerra 2008 com resultados positivos graças à atuação do governo mas, sobretudo, devido a atuação responsável e solidária de pessoas e órgãos que acreditam em parceria”, disse ele.