Boletim Chikungunya

06/05/2019 17:36:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Ações de conscientização buscam formar multiplicadores

A Campanha Macaé Contra o Aedes da Secretaria de Saúde vem destacando a importância da conscientização e da informação no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta segunda-feira (6), a equipe de Educação e Saúde do Centro de Zoonoses (CCZ) esteve na empresa Vix Logística, orientando os fucionários para a mudança de comportamento no que diz respeito à eliminação de locais que possam ser criadouros do mosquito.

O trabalho de Educação em Saúde que visa sensibilizar a população foi intensificado, através da realização de palestras em escolas, igrejas, associação de moradores, empresas e em locais de grande circulação. Durante a semana, a equipe estará nos bairros Novo Cavaleiros, Barra de Macaé, Praia Campista e Nova Holanda.

Os agentes de endemias continuam sua atuação em várias frentes, com trabalho de visitas em pontos estratégicos fazendo a inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos, através de bombas aspersoras de campo. Nesta semana, as equipes estarão nos bairros Virgem Santa, Novo Cavaleiros, Barra de Macaé, Barreto, Centro e Imbetiba.

A equipe também percorre a cidade para atendimento das denúncias da população, como a verificação dos imóveis abandonados, piscinas sem manutenção e colocação de telas em caixas d´água.

O alerta da Secretaria de Saúde é para que a população seja vigilante, mantendo a caixa d’água tampada e com tela, lixeira furada para não acumular água, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, entre outros cuidados preventivos.

Orientação

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais estão realizando palestras semanais, nas salas de espera. Eles tiram as dúvidas dos usuários, distribuem folhetos, fazem atividades educativas de conscientização. Nesta segunda-feira (6), o ESF Campo D´oeste foi um desses locais a realizar o trabalho.

Orientações:

- Evitar o acúmulo de lixo e entulhos nos quintais;

- Deixar sacolas e recipientes com lixos fechados;

- Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados;

- Remover a sujeira das calhas e ralos;

- Não deixar pneus com água e em lugares descobertos;

- Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo;

- Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água;

- Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas;

- Manter vasos sanitários sem uso fechados;

- Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana;

- Esticar lonas para não formar poças;

- Lavar os recipientes de água dos animais e aves com esponja e sabão.


Fotos Relacionadas