Bolsa Atleta incentiva sonhos e conquistas

23/06/2023 14:06:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Esportistas de alto rendimento que representam o município em competições participam do Bolsa Atleta

Macaé obteve mais três destaques em duas modalidades esportivas praticadas no município, o cross triathlon e o futebol virtual. Antonio Barreto conquistou o 3º lugar Geral do ranking brasileiro de cross triathlon e Alexandre Rangel é vice-campeão de sua categoria. Ambos garantiram vagas para o Mundial na Austrália, em agosto do próximo ano. Já Gabriel Franja se classificou para a Copa do Brasil de Futebol Digital, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de julho.

Antonio Barreto (42) é o 3º lugar Geral do ranking brasileiro de cross triathlon da categoria de 40 a 44 anos, disputado durante o Circuito Brasileiro Multisports Cross Triathlon. A competição aconteceu, no dia 17, na cidade de Rio de Contas (BA). O atleta é natural de Salvador e vive há 33 anos em Macaé. O campeonato contou com 60 atletas federados, que executaram um percurso de 1km de natação, 21 km de bicicleta e 6 km de corrida. Devido ao seu destaque no ranking, Antonio já tem vaga para disputar o mundial em Townsville, na Austrália.

“Eu faço parte do Bolsa Atleta. O programa me possibilita correr os campeonatos mais importantes do cenário esportivo. A cross triathlon já é reconhecida mundialmente e praticada em mais de 42 países. No Brasil, em 13 estados, e tem 17 anos de história. Acredito que, em breve, será umas das modalidades mais praticadas no mundo. Ela pode ser praticada em lago, represa, mar, asfalto, estrada de chão, cidade ou mata”, ressalta o atleta que também participa de provas de triathlon de asfalto, tendo se classificado em 3º lugar no campeonato estadual realizado, no início deste ano, em Macaé.

Também o macaense Alexandre Rangel (48), que compete pela equipe Caravelas de Macaé, participou do Circuito Brasileiro Multisports Cross Triathlon, ficando com o 7º lugar Geral e levando o vice-campeonato brasileiro de sua categoria, de 45 a 49 anos. Ele já é presença confirmada no Mundial, na Austrália. “No ano que vem, vou me inscrever no Bolsa Atleta, porque é um incentivo a atletas amadores a realizar sonhos e conquistas. Com certeza, o Bolsa Atleta viria a ajudar muito para a minha ida ao mundial. Serão gastos com passagem aérea e alimentação. Será de suma importância”, enfatiza.

“No ano que vem, em decorrência de seus resultados, Alexandre também estará apto para entrar no programa Bolsa Atleta Macaé”, frisa o secretário de Esportes, Marvel Mallet.

Em 2022, Gabriel Franja (22) passou a integrar o Programa Bolsa Atleta Macaé. Ele pratica futebol digital desde os 5 anos, idade em que o carioca chegou a Macaé. Atualmente, ele representa o Corinthians em competições oficiais e se classificou pela seletiva Carioca, para a Copa do Brasil de Futebol Digital, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de julho. As competições pela Pró Evoltion Soccer do Rio de Janeiro (PESRJ) são online.

“A partir disso, meus resultados melhoraram exponencialmente. Com essa Bolsa, pude investir em minha alta performance e na estrutura que preciso para desempenhar uma gameplay de alto nível. O futebol virtual evoluiu bastante nos últimos anos. Hoje, muitos jovens jogam com o objetivo de se tornarem profissionais. Fico feliz em ser uma referência neste esporte e influenciar muitos a começarem a jogar e figurar no cenário de esportes. Essa é uma modalidade nova, mas que tem um futuro brilhante. Quem não gosta de futebol? Acredito que ela ganhará ainda mais credibilidade no mercado em pouco tempo”, diz.

Participam do Bolsa Atleta esportistas de alto rendimento nas modalidades olímpica, paralímpica e não olímpica filiadas e regulamentadas por federações ou confederações, que representam o município ou equipes da cidade em competições estaduais, nacionais e internacionais. Eles devem atender aos pré-requisitos do edital do programa.


Fotos Relacionadas