Bolsa Universitária: acesso à educação profissionalizante garantido

01/10/2007 16:16:57 - Jornalista: Equipe Secom

O programa Bolsa Universitária da Prefeitura de Macaé foi criado para garantir acesso a cursos superiores e profissionalizantes à população com renda familiar insuficiente para o custeio dos estudos. Desde a sua criação, em 2006, o programa é um sucesso, já tendo beneficiado quase 400 bolsistas inscritos em universidades e cursos técnico-profissionalizantes. Atualmente, cerca de 800 processos de solicitação de bolsa são analisados pela coordenação de Programas e Projetos da secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, para liberação de novo lote de bolsas de estudo.

Programa de incentivo a estudo do governo Riverton Mussi, o Bolsa Universitária/Profissionalizante tem como público alvo estudantes matriculados em cursos de nível superior ou no ensino médio profissionalizante. Os recursos para as bolsas são provenientes dos royalties repassados pela Petrobras e o programa é mais um investimento do Poder Público Municipal para qualificação dos jovens para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

A Coordenação de Programas e Projetos, órgão responsável pela administração do benefício, tem dentre suas atribuições, realizar um estudo sócio-econômico dos candidatos, a fim de apurar, com base na documentação fornecida pelos requisitantes, a real necessidade da bolsa. O estudo consiste na análise documental e em entrevista pessoal para posterior publicação de portaria nomeando os agraciados. O anúncio do novo lote de beneficiados será publicado até novembro, com a bolsa valendo a partir da assinatura do contrato com a prefeitura.