Bolsa Universitária: pendências começam a ser regularizadas

09/08/2013 16:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

O secretário de Administração, Aderson Ferreira Júnior e o vereador Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, se reuniram na sede da secretaria de Administração nesta sexta-feira (9) para conversar sobre a regularização do programa Bolsa Universitária.

De acordo com o secretário, a primeira etapa para a regularização é a renovação dos convênios com as instituições de ensino superior sem fins lucrativos instaladas no município. A segunda etapa será a revisão do projeto de lei original do programa, possibilitando convênio com demais instituições. “Todos os convênios expiraram ano passado. Quando fomos renovar, verificamos que algumas instituições mudaram o objeto social e agora têm fins lucrativos. Nossa lei não permite convênios com esse tipo de instituição. Por isso é necessária a regularização”, explicou Aderson.

Outra mudança que deverá ser realizada é o acompanhamento acadêmico dos alunos inscritos no programa, podendo dispor de profissionais como Psicólogos, Assistentes Sociais e Orientadores para o apoio ao universitário.

- É importante que o Bolsa Universitária recupere seu espírito original, que, conforme projeto de Lei 2771/2006, de minha responsabilidade, é atender estudantes de baixa renda. Esse programa foi muito bom e teve bons resultados, mas precisa voltar ao seu objetivo inicial - observou Julinho.

O vereador sugeriu ainda que o processo de inscrições para 2014 seja iniciado no segundo semestre de 2013, possibilitando maior tempo hábil para os processos administrativos da prefeitura. “A prefeitura poderia fazer a comunicação do período de outubro a novembro e as pessoas viriam buscar essa informação e fazer inscrição para o período seguinte”, comentou Julinho.

Para o secretário de Administração, essa é uma sugestão que poderá ser implantada. “Nos daria mais tempo hábil para avaliar o inscrito e evitaria conflito de datas, além de nos possibilitar trabalhar com o orçamento do ano seguinte”, observou.

O Programa Bolsa Universitária/Profissionalizante é destinado aos estudantes universitários ou de instituições de ensino profissionalizante do município de Macaé.