Bolsa Universitária: recadastramento começa segunda-feira

11/09/2009 15:00:37 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Bruno Campos

Todos os alunos inscritos no programa devem fazer o recadastramento

O Programa Estuda Macaé – Bolsa Universitária/Técnico Profissionalizante – convoca os estudantes inscritos no projeto para realizarem o recadastramento que começa na próxima segunda-feira e vai até sexta-feira (de 14 a 18). O recadastramento será realizado no Teatro do Nec ao lado do Colégio Matias Neto. A secretaria de Assistência Social, da prefeitura de Macaé, solicita aos estudantes que quando forem fazer o recadastramento levem um pacote de fralda geriátrica que será doada às instituições sociais do município.

A prefeitura implantou o programa há dois anos com o objetivo de garantir o acesso a cursos superior e técnico profissionalizante às pessoas que não teriam, por meios próprios, como arcar com as mensalidades. O programa beneficia mais de mil estudantes atualmente. O recadastramento visa identificar o perfil socioeconômico dos beneficiados para a continuidade no programa. A partir de 2009, o programa passou a ter nova gestão e é coordenado pela Secretaria de Assistência Social e gerido pelo Fundo de Assistência Social.

- O recadastramento visa identificar e traçar o perfil socioeconômico dos beneficiados para a manutenção no programa. Os estudantes devem levar toda a documentação necessária para que o recadastramento seja realizado, explicou a subsecretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro.
O programa atende os estudantes através de instituições de ensino conveniadas: Universidade Estácio de Sá; Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; Escola Teológica Redemptoris Mater; Colégio Barroco Lopes; Colégio Bruno Ostmann; Centro de Formação Profissional (Eadcon); Centro Educacional Especializado em Saúde; Instituto Nossa Senhora da Glória; Escola Técnica José Rodrigues da Silva; Uniderp; Universidade Cândido Mendes e Centro Educacional de Formação em Saúde.

Para o recadastramento o estudante deve levar: cópia do CPF; cópia da identidade; cópia do Título de Eleitor; cópia da Certidão de Nascimento dos membros da família para menores de 18 anos (filhos e/ou irmãos residentes no mesmo endereço apresentado); comprovante de residência no município de Macaé de, pelo menos, quatro anos; Histórico Escolar; comprovante de renda per capita de até 1,5 salários mínimos; comprovante de matrícula em Instituição Privada de Ensino (Superior ou Profissionalizante), instalada em Macaé, autorizada por órgão competente, contendo ainda informação do curso, período e valor da mensalidade; declaração dos membros da família, residentes no mesmo endereço apresentado, de que não possuem renda (pai, mãe, conjugue e filhos maiores de 18 anos); declaração do estudante de não ter concluído nenhum curso superior; e declaração de que não está recebendo auxílio ou benefício para custeio de estudos, de qualquer fonte pública municipal (incluindo estágio), estadual e federal (assinada e datada). O endereço do teatro é rua Conde de Araruama, 439, Centro e o horário para atendimento é das 9h às 16h.