Bombas de sucção ligadas no Novo Cavaleiros ajudam a escoar as águas pluviais

29/09/2008 14:42:27 - Jornalista: Izabel Monteiro

Desde a noite de sexta-feira (25), seis bombas de sucção adquiridas pela prefeitura de Macaé estão ligadas no Novo Cavaleiros, para agilizar o escoamento das águas pluviais, já que, por causa das fortes chuvas que caíram sobre Macaé, no final de semana, parte do bairro sofreu alagamento. Além do funcionamento das bombas, a prefeitura monitora vários pontos da cidade onde os alagamentos são constantes.

Segundo o secretário de Obras, engenheiro Mário Bucker, as chuvas caíram muito forte sobre o município, com alto índice pluviométrico, o que levou inundações a alguns locais da cidade.

- Desde sexta-feira, estamos monitorando toda cidade, principalmente as áreas, como o Novo Cavaleiros, Imboassica, Campo do Oeste, entre outras, onde os alagamentos são mais constantes. No final de semana, o choveu mais em Macaé do que durante todo o mês de agosto. Desde sexta-feira, estamos com seis bombas ligadas dia e noite no Novo Cavaleiros, para que as águas pluviais escoem mais rapidamente. As bombas não pararam. Apenas às quatro horas da manhã de segunda tivemos um pequeno problema, logo resolvido, por conta de picos de energia, disse o secretário.

Mário Bucker falou também que nas proximidades da Avenida Oswaldo Costa (Ayrton Senna) algumas ruas chegaram a encher, durante as chuvas mais fortes, mas a água escoou rapidamente. Outros problemas de alagamento também aconteceram, na Imboassica, mas a situação está sob controle e voltando ao normal.

- Lembramos que para solucionar os alagamentos crônicos de Macaé, a prefeitura, depois de realizar estudos com especialistas em saneamento, elaborou o Programa Água Limpa, que vai realizar a macrodrenagem de locais da cidade situados abaixo do nível do mar. O Água Limpa já começou, com obras realizadas na ponte sobre o Canal da Fábio Franco, na esquina da Linha Vermelha no Miramar, com a Rua Conde de Araruama, no centro. Nesse local, o canal está sendo alargado, para permitir que as águas fluam com maior rapidez. Isso será feito em todas as passagens de nível sobre o canal e essas são as primeiras ações do programa que tem como um dos objetivos acabar com os alagamentos na cidade, falou Mário Bucker.