Bombas escoam água pluvial da localidade de Piracema

29/01/2009 16:17:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Piracema é uma ocupação irregular localizada abaixo do nível do mar

Duas bombas com capacidade de vazão de 250 mil litros por hora de água cada trabalham 24 horas no final da área de Piracema, na margem da Linha Azul, para escoar a água pluvial da localidade. O secretário de Serviços Públicos, George Jardim, o presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos e o coordenador da Defesa Civil, Erick Schueller, acompanharam os trabalhos nesta quinta-feira (29).

- O prefeito Riverton Mussi determinou que o trabalho fosse feito com rapidez para que os moradores tenham maior tranqüilidade – informou o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, acrescentando que foi feita uma contenção no vão entre as duas pistas da Linha Azul para não haver retorno da água.

De acordo com George, após a água abaixar será instalada uma comporta para que a água do Rio Macaé não entre na Piracema. “A comporta será feita no bueiro entre a Linha Azul e a Piracema”, explicou. O coordenador da Defesa Civil comentou que o funcionamento das bombas garante agilidade ao trabalho. “Continuamos de prontidão para tirar a água da Piracema”, comentou.

No antigo Forrozão da Piracema, a secretaria de Saúde disponibilizou atendimento médico e de enfermagem, agentes de saúde, vacina contra doenças, além do complexo homeopático contra dengue.

A LOCALIDADE - Piracema é uma ocupação irregular localizada em terreno abaixo do nível do mar e uma zona de expansão de planície de inundação.
Quando a maré está cheia, as águas do Rio Macaé sobem e são direcionadas para planícies inundáveis da cidade, que é o caso da Piracema.