Brasil, de Gabriel Massena, estréia no Sul-Americano sub-15

17/09/2008 17:56:52 - Jornalista: Tiago Ferreira

Com o pivô macaense Gabriel Massena no time titular, a seleção brasileira masculina de basquete estréia nesta quinta-feira (18) no 21º Campeonato Sul-Americano sub-15, disputado em Guanare, na Venezuela. O adversário do Brasil será o Peru, às 19h (de Brasília), no ginásio Carl Herrera Allen. Os comandados do técnico César Guidetti irão enfrentar depois a Argentina (sexta), a Venezuela (sábado) e o Uruguai (domingo).

Patrocinado pela prefeitura, através do programa Bolsa Atleta, Gabriel começou no basquete aos 12 anos, com poucas noções, e três anos depois festeja a convocação. Nesta competição sul-americana, o macaense vestirá a camisa 14, a mesma utilizada pelo ídolo Oscar Schmidt em mais de duas décadas defendendo a seleção.

- Estou muito feliz em fazer parte do grupo da seleção brasileira. É um sonho. Quando nós somos convocados, queremos dar o máximo. Se o atleta não almeja ser sempre o melhor, ele não chega a lugar algum. E o nosso objetivo é ser campeão sul-americano - disse Gabriel, de 15 anos de idade e integrante da equipe infantil da Liga Macaense.

Segundo o técnico César Guidetti, os jogos-treino contra Venezuela e Argentina foram importantes para aclimatar o grupo e quebrar um pouco a ansiedade da estréia, já que esta será a primeira competição internacional de dez dos 12 atletas. Todo o elenco foi testado nestes amistosos e diferentes formações foram utilizadas pelo treinador.

- O grupo mostrou altos e baixos, o que é normal. O mais importante foi que o time mostrou atitude em quadra e, por isso, acredito que temos condições de conquistar o título sul-americano e a vaga para a Copa América. Contra o Peru, vamos entrar em quadra com uma postura firme, fazendo uma defesa forte e um contra-ataque rápido. Acho que temos todas as chances de estrear com uma vitória - afirmou o técnico.

De acordo com o regulamento da competição, as cinco equipes jogam entre si em turno único, sendo campeã a que somar o maior número de pontos. As três primeiras colocadas se classificam para a Copa América – Pré-Mundial Sub-16, em 2009. Esta geração poderá defender o Brasil no Campeonato Mundial Sub-17 de 2010.