Brasil Offshore: prefeitura abre inscrições para mão-de-obra temporária

13/04/2009 16:27:44 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Robson Maia

Entre as oportunidades, está a de garçom

Sempre dando prioridade à inserção da mão-de-obra local no mercado de trabalho, a prefeitura de Macaé se uniu aos organizadores da feira Brasil Offshore e vai abrir inscrições para vagas temporárias de emprego durante o evento. A Central de Atendimento ao Trabalhador (Caet) abre a partir desta quinta-feira (16) dois guichês exclusivos para atender aos interessados em trabalhar durante o evento, que acontece de 16 a 19 de junho. A abertura do cadastro é fruto de parceria entre as secretarias de Governo, Desenvolvimento Econômico e Subsecretaria de Trabalho e Renda.

- É bom lembrar que este cadastro não garante uma vaga na feira. A prefeitura vai repassar os candidatos para as empresas participantes, que vão entrar em contato. Outra coisa importante é que só estaremos cadastrando quem realmente mora em Macaé, já que a prioridade é inserir cada vez mais os macaenses neste mercado, disse o subsecretário de Governo, Fernando Amorim.

O subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, lembra que a Brasil Offshore é o maior evento realizado no município.

- Nossa intenção é qualificar rapazes e moças para atuarem em todos os grandes eventos que ocorrem no Parque de Exposições e no Macaé Centro. Nestes locais acontecem exposições (no caso do aniversário da cidade) e atividades como as referentes ao Mangalarga (Esmann), entre outras feiras, afirmou.

Inscrições só para quem mora em Macaé

A expectativa é de que a feira gere cerca de mil empregos temporários durante o evento. As inscrições poderão ser feitas na sede da Caet, que fica na Rua Dr. Télio Barreto 28, no centro da cidade, das 9h às 16h. Para se inscrever, os candidatos devem ter acima de 18 anos e levar título de eleitor, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os salários serão combinados direto com as empresas. Entre as vagas temporárias disponíveis estão as recepcionistas, montador, eletricista, carpinteiro, servente, entre outros, como garçom, copeira e garçonetes.

Após a inscrição, os trabalhadores serão chamados e contatados em suas residências para posterior apresentação e direcionamento. “O cadastro vai valer também para diversos outros eventos e atividades similares, seja em Macaé ou na região, já que será permanente. Além do mais, haverá curso informal, com orientações básicas por meio de palestras a fim de preparar os trabalhadores para a Brasil Offshore”, ressalta Marcos Crespo.

A feira Brasil Offshore

Mesmo diante da atual crise mundial, a Brasil Offshore 2009 - Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, organizada pela Reed Exbihitions Alcântara Machado com apoio da prefeitura de Macaé, promete ser a maior de todos os tempos.

A área da feira é de 31 mil metros quadrados, 15% a mais do que na edição 2007, 90% já estão vendidos. A Rodada de Negócios – realizada em paralelo – já têm confirmada a participação de 18 grandes empresas do setor e deve bater o recorde da anterior que foi de R$ 102,5 milhões.

A DHL Global Forwarding já confirmou sua participação pela primeira vez no evento, visando mostrar ao mercado - mundial e regional - os serviços oferecidos no competitivo setor de petróleo e gás. A DHL Global Forwarding é um braço do maior grupo de logística do mundo.

- Com a parceria firmada entre a MG Media Group do Brasil e a Reed Exbihitions Alcântara Machado, a Brasil Offshore tornou-se a terceira maior feira do mundo na área de petróleo e gás. Para o sucesso do evento, a prefeitura está mantendo reuniões freqüentes com as secretarias envolvidas, para que toda a infra-estrutura seja disponibilizada, disse o subsecretário de Governo, Fernando Amorim.

A Brasil Offshore acontece entre os dias 16 e 19 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), das 14h às 21h.