Cadastro para 3ª fase da pré-matrícula prossegue até sexta-feira

15/01/2018 15:16:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Candidatos que perderam as etapas anteriores devem realizar o cadastro pelo site ou comparecer à Rua Alfredo Backer, 363

Prossegue até sexta-feira (19) a terceira etapa de cadastro para a pré-matrícula. A oportunidade é apenas para os candidatos que perderam as etapas anteriores realizadas nos meses de novembro e dezembro. Esta fase também é para aqueles que chegaram recentemente no município.

Os candidatos deverão realizar o cadastro pelo endereço eletrônico http://sistemas.macae.rj.gov.br:84/prematricula/default/prematricula/resultado ou comparecer de segunda a sexta-feira no polo de atendimento, que funciona na Secretaria Adjunta de Qualificação Básica, antigo Centro de Educação Tecnológica Profissional (Cetep), situado à Rua Alfredo Backer, 363, Centro, das 9h às 17h. A Secretaria de Educação vai divulgar o resultado da terceira etapa da pré-matrícula no dia 31 de janeiro, no portal da prefeitura. Já a matrícula dos atendidos no cadastro será entre os dias primeiro a seis de fevereiro.

Estão sendo oferecidas vagas para estudantes de Educação Infantil; maternal I e II (dois e três anos), pré I e II (quatro e cinco anos), Ensino Fundamental (primeiro ao nono ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio (região serrana).

Os interessados devem apresentar os seguintes dados: nome completo do candidato, data de nascimento, conforme certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento oficial que substitua.

Além disso, na pré-matrícula o candidato deve declarar, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado. Na lista são exigidos nomes dos pais ou responsáveis legais e CPF, telefone para contato e e-mail, endereço e rede escolar de origem, quando for o caso.

Antes de alocar os estudantes cadastrados na terceira fase da pré-matrícula, a Secretaria de Educação vai consultar a demanda de vagas. De acordo com o setor de pré-matrícula, a rede municipal vai priorizar o acesso à escola próxima da residência. Além da proximidade da casa do estudante, será considerada a preferência ao candidato que necessitar de atendimento educacional especializado. Todavia, a secretaria de Educação poderá alocar o candidato em outra unidade municipal, caso não existam vagas nas opções apresentadas pelos pais ou responsáveis.

Todas as crianças devem ter idade completa ou a completar até o dia 31 de março. Para estudar no Ensino Fundamental, o aluno deve ter seis anos ou a completar no dia 31 de março de 2017. Já para EJA, os alunos dos ciclos I ao V devem ter 15 anos completos ou a completar. O Ensino Médio somente é oferecido nas unidades escolares situadas na região serrana.

O processo de matrícula será efetivado de acordo com a previsão de vagas calculadas pelo sistema informatizado para o próximo ano letivo. O quantitativo de vagas oferecidas obedece aos seguintes critérios: número de salas existentes, capacidade física das salas de aula, previsão de alunos por turmas e vagas existentes disponibilizadas pelas unidades municipais.

Na efetivação da matrícula, devem ser fornecidos originais e cópias dos seguintes documentos: certidão nascimento, foto 3x4, carteira de vacinação atualizada, cartão SUS e comprovante de residência. Outro documento é a declaração, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.

ETAPAS - A primeira etapa da pré-matrícula foi realizada entre os dias seis a 24 de novembro. Já a segunda fase da pré-matrícula ocorreu entre os dias quatro a 15 de dezembro. Nesta fase, foram disponibilizadas vagas para o pré I (quatro anos ), pré II (cinco anos) e Ensino Fundamental, Ensino Médio oferecido apenas na região serrana e Educação de Jovens e Adultos.