Cadeirantes terão acesso especial no transporte escolar

06/10/2007 12:27:31 - Jornalista: Janira Braga

A prefeitura de Macaé está em fase final de elaboração do projeto “Transportando o Futuro”, que usará inicialmente 20 ônibus para o transporte gratuito de estudantes da rede municipal de ensino para a ida e a volta da escola. Cinco dos ônibus contratados que compõem a frota possui um sistema elevatório que permite o acesso facilitado de portadores de necessidades especiais que são cadeirantes ou utilizam muletas.

O prefeito Riverton Mussi, a secretária Especial de Educação, Milmar Pinheiro e o secretário Especial de Integração Governamental, André Braga, realizam uma vistoria técnica nos ônibus que serão utilizados no transporte escolar e destacaram que outra vantagem dos ônibus é que são adaptados para serem movidos a biodiesel.

De acordo com o prefeito, a implantação do transporte escolar será gradativa, por setor administrativo. O primeiro setor beneficiado será o amarelo, que reúne os bairros Riviera Fluminense, Praia Campista, Visconde de Araújo, Miramar e adjacências. “O transporte escolar visa desafogar o transporte coletivo urbano e dar conforto aos estudantes do município”, explicou.

Os alunos serão cadastrados para a utilização do sistema e a idéia é que, a partir de 2008, sejam instalados ônibus específicos para os estudantes. A secretária Especial de Educação, Milmar Pinheiro, disse que todos os ônibus terão monitores previamente treinados para coordenar os estudantes. “Nossa expectativa é atender a 13 mil alunos da rede municipal gradativamente”, disse.

O secretário Especial de Integração Governamental, André Braga, acrescentou que o transporte escolar será estendido para outros setores administrativos a partir da eficiência demonstrada em cada setor. “Nosso projeto é criar linhas em roteiros que não sejam utilizadas por ônibus. Este projeto é um salto na qualidade do ensino público”, comentou.