Café Literário no Solar dos Mellos abre programação do aniversário de Macaé

21/07/2005 15:11:50 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O projeto Café Literário, no Solar dos Mellos – Museu da cidade de Macaé, - abre a programação comemorativa dos 192 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio, acontece nesta sexta-feira, 22, a partir das 19h, com apresentação do cantor e compositor Jorge Benzê.

O Café Literário pretende reunir no Solar dos Mellos escritores, cantores e poetas, funcionando como um sarau, onde os artistas têm um espaço para suas performances, cantando, declamando poesias, numa interação com o público presente.

O Solar dos Mellos, situado no centro da cidade, na Rua Conde de Araruama, foi adquirido e reformado pela prefeitura da Macaé, abrigando o Museu da cidade e sendo sede da Secretaria de Acervo e Patrimônio, com um acervo de documentos, livros e fotos de Macaé através dos tempos, com o objetivo de resguardar e preservar a história do município.

O Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, e ali, os historiadores, pesquisadores e visitantes podem conhecer um pouco da história macaense. Além de servir como Museu, o Solar dos Mellos tem sido palco de palestras de pesquisadores, mestres e doutores, que são sempre assistidas por professores, pesquisadores e pessoas do povo que querem conhecer a história macaense.

Funciona ali, também, o Centro de Memória Antônio Álvares Parada, com profissionais capacitados para orientar as pesquisas desejadas. Outro objetivo do secretário de Acervo e Patrimônio, o professor e dramaturgo Ricardo Meirelles, é que o Solar dos Mellos funcione como um espaço para manifestações de artistas, não só macaenses, mas que sejam expoentes em suas áreas de atuação. Exposições, danças, performance poéticas, cantos e teatrais estarão acontecendo ali durante todo o ano, enriquecendo ainda mais esse importante espaço cultural que Macaé conta desde o final de 2004.

- Nosso trabalho é diário para que o Solar dos Mellos se transforme a cada dia num completo Museu, guardião de toda a rica história do município. Macaé completa esse ano 192 anos de emancipação político-administrativa. Viveu várias fases de desenvolvimento, como agora a do petróleo. Estamos buscando o resgate de toda a história do município, contando com o apoio de várias famílias macaenses, que nos têm doado documentos, fotos, jornais antigos para que cada vivência da história macaense esteja preservada, para a atual e futuras gerações e também para os muitos visitantes que o município recebe anualmente – disse Ricardo.