Calendário de eventos 2024 garante atrações do esporte à gastronomia

25/01/2024 21:11:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Maurício Porão

Ao longo de 2024 serão mais de 80 atividades da serra ao mar

Com o turismo de lazer cada vez mais consolidado, Macaé lançou nesta quinta-feira (25) o Calendário de Eventos – edição 2024. Serão mais de 80 ações realizadas ao longo do ano com diferentes focos como social, esporte, cultura, gastronomia e arte.


 


“O calendário é um esforço conjunto do poder público e a iniciativa privada. Vivemos hoje um momento de desenvolvimento econômico pleno na cidade e isso também passa pelo turismo. Os eventos mostram claramente que também fazem a economia girar, impulsionando diversos setores, por consequência. E a população tem percebido esse movimento e os impactos positivos dessa estratégia e do investimento nesse segmento”, destacou o prefeito Welberth Rezende.


“Em 2024 serão mais de 200 dias de evento e o calendário é uma ferramenta de atração de turistas que serve de planejamento tanto para quem vem, como para quem irá receber esse público. Desta forma, conseguimos a qualificação do capital de circulação, diminuição da sazonalidade turística e a inclusão social. Macaé é um destino diferenciado: uma cidade que oferece segurança, infraestrutura, atrativos naturais, tudo o que o turista quer”, afirmou o secretário de Turismo, Leo Anderson.

Esporte Verão e Sesc Verão são algumas das atrações que fizeram o esquenta do turismo em Macaé. Grandes nomes da música e do esporte, além de competições, movimentaram a cidade logo neste início de ano. O Festival de Samba e a programação do Carnaval prometem manter o agito neste primeiro trimestre que tem ainda no calendário eventos como o Lagoa Rock, Macaé Swin Run, Circuito da Sardinha e Paixão de Cristo.

A diversidade é outra marca do calendário, contemplando eventos para variados públicos e gostos. O espaço também está garantido para as festas regionais que já se tornaram tradicionais, como a Festa do Aipim (Serra da Cruz) e a do Milho (Bicuda Pequena). Ainda na região serrana, o Viva Serra Macaense, sucesso de público em 2023, teve a segunda edição confirmada e será realizado em setembro.

Festivais gastronômicos, campeonatos esportivos e programações em datas comemorativas integram o calendário que pode ser conferido na íntegra em: macae.rj.gov.br.

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, parabenizou o município pela iniciativa.


“Macaé está pronta para receber os turistas do Brasil e de todo o mundo. Um belo aeroporto, a segunda maior estrutura hoteleira do Estado do Rio de Janeiro, e uma grande infraestrutura, além de grandes belezas naturais com cachoeiras, Serra e a belíssima praia. Aguardamos que nossos turistas brasileiros e estrangeiros com apoio da prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal, aproveitem a região”.



Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou as mais de 80 atividades que serão realizadas ao longo de 2024.


“E é importante dizer que Macaé, que tem o segundo maior parque hoteleiro do Estado do Rio de Janeiro, tem muitos atrativos para além do turismo de negócios que a gente conhece, por causa da ação do petróleo. Mas Macaé tem natureza, Macaé tem gastronomia, Macaé tem uma orla incrível. Macaé tem uma cultura muito forte e uma diversidade grande, que pode, cada vez mais, atrair turismo para essa região. E turismo é geração de emprego, é geração de renda”, observa Freixo.

O lançamento do Calendário de Eventos contou com a participação de representantes do trend turístico da cidade: empresários, guias de turismo, agências e instituições como o Macaé Convention Bureau (CVB), Polo Gastronômico, Conselho de Turismo (Condetur - Costa do Sol), Firjan e Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL).


Fotos Relacionadas