Câmara aprova editora da Funemac

29/10/2008 14:51:49 - Jornalista: Grazielle de Marco

O fomento ao ensino superior baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão tem sido a missão da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Na última semana, a instituição concluiu mais um passo na direção da concretização de seu objetivo ao conseguir a aprovação pela Câmara dos Vereadores do projeto de lei que regulamenta a Editora Universitária da Funemac.

Para o presidente da Fundação, Joelson Tavares, a editora é de extrema importância para o projeto de ensino superior que tem sido implantado no município pela atual gestão do prefeito Riverton.

- Entendemos cada vez mais que a Funemac deve desempenhar o papel de órgão de fomento, contribuindo para o desenvolvimento da atividade universitária. Para que isso aconteça, um dos pontos necessários é que possamos ter espaço para dar visibilidade à atividade acadêmica desenvolvida na região. E isso será possível com a editora, comentou.

Joelson explicou que a idéia é que as publicações terão foco no município e região, para incentivar e divulgar trabalhos que gerem desenvolvimento sustentável. “Além disso, também poderá ser um espaço de cultura, uma vez que também publicaremos obras ligadas à esse aspecto do município e à sua história”, completa.

O coordenador da Editora Funemac Livros e assessor técnico da Funemac, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, afirmou que a implantação deste novo projeto marca o compromisso assumido pelo Governo Municipal com a implantação de um novo pólo gerador de conhecimento.

- Do nosso ponto de vista, esta é a maior de todas as riquezas. Desde o início da atual gestão, a idéia de criarmos uma Editora vinha sendo discutida abertamente e eu fui o escolhido para conduzir esse projeto. No mês de maio último, criamos uma Comissão com intuito de iniciar sua implantação: estabelecemos os objetivos, as competências e delimitamos o caráter exclusivamente universitário e sem fins lucrativos dessa iniciativa, explica.

Antes da publicação, os livros passarão por um Conselho Editorial, que será formado por professores universitários e profissionais com notório saber na área, mas eventualmente serão convidados especialistas para análises mais específicas. “Depois, a etapa do preparo do livro em si, com a digitalização, a correção ortográfica e a elaboração da capa e arte final, além da impressão. O trabalho de editoração envolve também definir a estratégia de marketing buscando a melhor forma de distribuição das obras no mercado nacional”, comenta.

O nome escolhido para a editora foi Funemac Livros. “Uma Editora Universitária pode promover ações que preservem a memória, as tradições da região, documentando suas transformações, analisando as conseqüências e, por fim, tornando acessível esse conhecimento. A ação cultural de uma editora com esse perfil identifica-se com o projeto político da própria universidade, e é um caminho natural para o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e a sociedade, promovendo estímulo à leitura e à produção intelectual”, finaliza Joelson Tavares.