Caminhada festiva marca o domingo na Imbetiba

23/03/2009 09:36:16 - Jornalista: Sonia Braga

Foto: Ana Chaffin

Caminhada reuniu integrantes de grupos da terceira idade

Integrantes dos grupos da Terceira Idade de Macaé e de municípios vizinhos participaram da caminhada festiva e animaram a Imbetiba, no domingo (22), a partir das 8h. O evento reuniu cerca de mil pessoas, entre idosos e adeptos da vida saudável. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer e animado pelo professor Paulo, a caminhada percorreu a Rua Agenor Caldas, retornando ao ponto de partida, onde todos receberam, além de água, lanche e participaram de sorteio de brindes e entrega de troféus aos mais animados e o mais velho da caminhada.

Na ocasião, a primeira dama do município Márcia Moraes, a presidente de honra dos grupos, Margarida Mussi Ramos, o presidente da Terceira Idade de Macaé, Danilo Gomes da Silva e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes, falaram da importância do evento, que teve por objetivo, além da atividade física, promover a integração entre os idosos de Macaé e da região. A primeira dama argumentou que: "o lazer, a distração e o bem estar são fundamentais para todos, independente da idade". Já Margarida Mussi disse que um dos aspectos mais fascinantes é a relação entre o exercício e a longevidade. "Todos sabem que as pessoas fisicamente ativas apresentam menor deterioração da aptidão física".

O presidente Alex Moraes enfatizou a prioridade que a secretaria tem em promover e incentivar a prática esportiva na terceira idade, observando que os idosos sedentários aumentam o risco de morte sobre aqueles que continuaram com práticas esportivas saudáveis, de acordo com a idade e a aptidão física de cada um. "O lazer é fundamental para todas as pessoas. Mas, no caso do idoso, ter um hobby, participar de passeios, reuniões culturais e manter contato com pessoas de sua faixa etária é muito importante, pois ajuda a elevar a auto-estima e faz com que ele se sinta integrado à sociedade", afirmou.

Por fim, Margarida Mussi argumentou que "a auto-estima é a confiança em nossas capacidades, habilidades de enfrentar os desafios básicos da vida; é a confiança em nosso direito de vencer e ser feliz; é a sensação de que temos valor e de que merecemos e podemos afirmar nossas necessidades; é a força que nos faz alcançar metas e colher frutos de nossos esforços. Confiar nas próprias ideias e saber ser merecedor da felicidade, é a essência da auto-estima", finalizou.