Caminhada pelo Autismo acontece na Praia dos Cavaleiros neste domingo

04/04/2024 12:44:00 - Jornalista: Tatiana Gama

A 5ª edição do evento, organizado pela Mopam, tem apoio da Prefeitura de Macaé.

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a Associação Motivados pelo Autismo de Macaé (Mopam) promoverá a 5ª Caminhada pelo Autismo, neste domingo (7), às 10h, na Praia dos Cavaleiros. O evento, com o apoio da Prefeitura de Macaé, tem o objetivo de levar mais informação e reflexão sobre o transtorno, reunindo familiares, amigos e simpatizantes à causa.

A presidente da Mopam, Lucia Aglada, destaca que a proposta é contribuir com o processo de conscientização da sociedade. De acordo com levantamento realizado no último ano pela instituição, a população autista macaense assistida pelo Mopam é composta por aproximadamente 700 famílias.



“Segundo a ONU, 1% da população mundial é autista, portanto, trazendo para a realidade da cidade, estima-se que em Macaé há 2.650 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, acrescenta.




O encontro também visa acolher as famílias de pessoas recém-diagnosticadas, desconstruir o conceito leigo que a população possui em relação às pessoas com TEA, mostrando que não são incapazes, mas sim, que possuem uma forma diferente de ver e viver no mundo, além de buscar reforçar a luta contra a prática do preconceito e bullying e, ainda, fazer valer os direitos previstos em legislação própria.

Os transtornos do espectro autista (TEA) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum: maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal; na interação social; comportamentos caracteristicamente estereotipados e repetitivos.

Em Macaé, o tratamento do autismo pode ser feito pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Oficina da Vida (Capsi). O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, psiquiatra, assistente social, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem. O Capsi funciona na Rua da Igualdade, 71, Centro (atrás da sede administrativa da prefeitura). Contatos também pelo telefone 2796-1352.

Mopam – A Associação Motivados pelo Autismo de Macaé consiste em uma organização sem fins lucrativos e, desde 2017, desempenha no município atividades de apoio, orientação e acolhimento de famílias com pessoas com transtorno do espectro autista, assim como na luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência.