Caminhos de Darwin: falta uma semana

20/11/2008 14:51:06 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A prefeitura de Macaé faz parte da organização da expedição Caminhos de Darwin, que passará pela cidade na próxima sexta-feira (28), ocasião em que placa alusiva à passagem que o cientista inglês Charles Darwin fez em Macaé, em 1832, será descerrada.

A caminhada, que também englobará outros 11 municípios onde o pai da teoria da evolução esteve fazendo estudos no século retrasado, é uma realização do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio da Casa de Ciência do Rio de Janeiro.

Em Macaé, Darwin fez estudos sobre a natureza, costumes e população durante 18 dias. Segundo seus relatos devidamente escritos e observados em seu diário, o cientista ficou muito encantado com as belezas do rio Macaé.

O coordenador da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), Marcelo Machado, devido a seus trabalhos desenvolvidos na esfera científica em Macaé foi convidado a participar das solenidades em cada cidade, onde Darwin passou em 1832.

Rio de Janeiro, Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Conceição de Macabu, Rio Bonito, Itaboraí e Niterói também fazem parte do Caminho de Darwin, que a comitiva visitará a partir da próxima quarta-feira (26).

- Em comemoração aos 150 anos do lançamento de seu livro sobre a Teoria da Evolução, o Ministério de Ciência e Tecnologia estará promovendo uma viagem por estas cidades, onde placas serão inauguradas – lembra Marcelo. - Definimos a entrada do Rio Macaé, bem em frente ao prédio novo da prefeitura (ex-Hotel Ouro Negro), na calçada da beira da Rua da Praia, o local a ser instalada esta placa.

Ele finaliza acrescentando ainda que para o evento, Macaé estará recebendo comitiva com 40 pessoas, entre elas, o diretor do Departamento de Difusão da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu Moreira, e diversos pesquisadores e autoridades que estarão acompanhando o grupo.