Campanha de Homeopatia contra a dengue começa neste sábado

26/09/2008 10:06:50 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Sábado (27) é dia de tomar o complexo homeopático contra a dengue. A secretaria de Especial de Saúde de Macaé começa neste final de semana a IV Campanha de Homeopatia Contra a Dengue. O objetivo é atingir a meta de atendimento de 165 mil pessoas no município. O complexo estará disponível em todos os 29 postos do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo região serrana; no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas; calçadão da Avenida Rui Barbosa; Terminal Central; praia dos Cavaleiros e Praça Veríssimo de Melo.

A distribuição do complexo faz parte do Programa Municipal de Combate à Dengue e conta com a aprovação da Associação Médica de Homeopatia do Estado do Rio.

- As campanhas atualmente são realizadas a cada seis meses. Nós reduziremos o tempo de realização entre elas para três meses. Faremos uma em janeiro, época que os focos do mosquito surgem com mais facilidade, por ser verão. Continuando os trabalhos de combate à dengue em Macaé, estaremos no próximo sábado no bairro Parque Aeroporto com uma força-tarefa com agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizando as visitas domiciliares – explica Luciano Ferreira, coordenador da Coordenadoria de Enfermagem da Semusa.
A infestação de dengue ocorre mais em áreas tropicais e subtropicais, principalmente no verão, no período das chuvas, durante ou depois. Quando o mosquito deposita o ovo em um local seco, que recebe água depois, geralmente das chuvas, o ovo pode atingir a fase adulta em menos de três dias. O ovo do mosquito pode sobreviver por até 450 dias, por isso a importância do controle da dengue.
O complexo homeopático não possui efeitos colaterais, podendo ser tomado por gestantes e por quem já teve a doença. O objetivo do medicamento é diminuir as dores no corpo, febre e complicações hemorrágicas do paciente. O complexo é uma combinação de três substâncias: Eupatorium, uma planta que serve para amenizar a febre e as dores no corpo; Crotalus e Phosporus, que ajudam a diminuir possíveis hemorragias.

O Dia D de combate à dengue contará com o apoio de algumas entidades: Lions Clube, Rotary Club, Lojas Maçônicas, Corpo de Bombeiros, Exército e diversas secretarias municipais.