Campanha de vacinação contra rubéola pretende imunizar homens e mulheres de 12 a 39 anos.

22/08/2008 17:09:20 - Jornalista: Genimarta de Oliveira

Tendo como público alvo homens e mulheres com idade entre 12 e 39 anos, a secretaria Especial de Saúde de Macaé prossegue com a Campanha de Eliminação da Rubéola. A vacinação está sendo feita nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e no Centro de Saúde Jorge Caldas, de 8h às 17h.

A gerente do Programa de Imunização, a enfermeira Soraya Fernandes, alerta que a rubéola é uma doença que se torna grave quando ocorre em mulheres grávidas, uma vez que pode provocar aborto ou deixar seqüelas no bebê, como cegueira, surdez, doenças cardíacas ou retardo mental. A mulher vacinada não pega rubéola e protege seu filho.

- Embora a rubéola seja benigna para homens, é importante que eles também sejam vacinados para evitar que a doença seja transmitida para mulheres. Precisamos de um alto índice de vacinação. Só com a imunidade coletiva conseguiremos erradicar a doença - destacou Soraya.

A campanha, que teve início no último dia nove, já imunizou aproximadamente 30 mil pessoas. Soraya frisou que há necessidade de aumentar a adesão à campanha das pessoas na faixa etária de 12 a 19 anos. Essas pessoas estão recebendo a tríplice viral, que combate sarampo, caxumba e rubéola. Os demais – de 20 a 39 anos - recebem a dupla viral contra sarampo e rubéola.

O próximo dia 30 de agosto foi instituído como o Dia D da campanha, que dará oportunidade às pessoas que não tiveram tempo de procurar uma unidade de saúde durante a semana. Na ocasião, a secretaria de Saúde vai disponibilizar dezenas de postos fixos e volantes em diversos pontos da cidade. A Campanha de Eliminação da Rubéola termina no dia 12 de setembro e pretende imunizar em Macaé 87 mil pessoas.