Campanha de vermifugação começa nesta segunda

13/04/2008 10:27:16 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

A quinta edição da Campanha de Vermifugação de Macaé, que começa nesta segunda-feira (14), quer atingir a marca de 45 mil pessoas atendidas, entre crianças da rede municipal de ensino e equipe de apoio das escolas. O objetivo da campanha prevenir as doenças causadas por vermes. A campanha começa na Escola Samuel Brust, na Barra de Macaé, às 8h. A ação é fruto da parceria entre as secretarias especiais de Saúde e de Educação. Participam também o Programa Saúde da Família (PSF) e a Coordenação de Enfermagem

- Durante a campanha, os profissionais distribuirão folhetos informativos sobre as verminoses, e aplicarão o vermífugo em alunos e na equipe de apoio de cada escola. Realizamos este trabalho há cinco anos e vimos que a incidência de doenças causadas por vermes, como diarréias, perda de peso, desânimo, anemia, dores abdominais, perda de apetite, náusea e vômito, que influenciam para o baixo desempenho escolar, diminuíram – disse o gerente do Programa de Atenção à Saúde Integral da Criança, Newton José.

O medicamento contra a doença é administrado em dose única e combate diversos parasitas, como por exemplo, o amarelão, a esquistossomose, lombriga (ascaridíase), a solitária (ascaridíase), a teníase (solitária), oxiuríase e tricuríase. Nas crianças com idade até 12 anos, o medicamento é na forma líquida, e nos demais, em comprimido mastigável. Os pais devem autorizar a participação do aluno na campanha.

As verminoses são infecções intestinais causadas pela presença de parasitas (vermes). O contágio é feito pela ingestão de frutas e verduras mal lavadas, alimentos e objetos contaminados. Atitudes simples previnem o contágio de verminoses, como lavar bem os alimentos, andar somente calçado, beber água filtrada ou fervida, comer sempre carne bem passada, lavar as mãos sempre que usar o banheiro e antes das refeições. Manter limpa a casa e o terreno ao redor, evitando a presença de moscas e outros insetos, não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída também são formas de evitar as verminoses. Outra dica é procurar periodicamente um médico ou posto de saúde.