Campanha de vermifugação começa segunda-feira

10/04/2008 14:26:33 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Começa nesta segunda-feira (14) a quinta edição da Campanha de Vermifugação em Macaé. Esta ação é uma parceria da secretarias Especiais de Saúde e de Educação, visando a redução das doenças causadas por vermes, que atrapalham o rendimento escolar do aluno. A campanha terá início na Escola Samuel Brust, na Barra, às 8 horas.

- Este é um trabalho pioneiro desenvolvido pelas duas secretarias, no qual visitamos todas as escolas municipais e municipalizadas de Macaé. Nosso objetivo é realizar a distribuição de folhetos informativos e aplicar o vermífugo, em dose única, em alunos e na equipe de apoio de cada escola. Este trabalho é feito com base em resultados bastante satisfatórios. A incidência de doenças causadas por vermes não tem sido constatada nas crianças que participam da campanha – disse o gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde, Dr.Newton José.

As verminoses são infecções intestinais causadas pela presença de parasitas (vermes). O contágio é feito pela ingestão de carnes cruas ou mal cozidas, frutas e verduras mal lavadas, alimentos e objetos contaminados. No caso da lombriga, é feita pela poeira. Outros tipos de verminose são a lombriga (ascaridíase), a solitária (ascaridíase) ascaridíase (lombriga), teníase (solitária), oxiuríase e tricuríase.

Atitudes simples previnem o contágio de verminoses como lavar bem os alimentos, andar somente calçado, beber água filtrada ou fervida, comer sempre carne bem passada, lavar as mãos sempre que usar o banheiro e antes das refeições.