Campanha DST/AIDS inclui palestras em empresas e escolas da rede municipal

22/07/2008 15:03:11 - Jornalista: Cesar Dussac

O Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) de Macaé planeja intensificar palestras para funcionários de empresas e escolas situadas nos municípios da Bacia de Campos. As ações serão implementadas na campanha de prevenção programada para outubro, segundo informação da supervisora do Programa, Vera Andrade.

Segundo a supervisora, o setor de distribuição do Centro de Testagem Anônima (CTA) recebeu 20 mil novos preservativos da secretaria de Estado de Saúde na tarde de quinta-feira (17). Com as 140 mil unidades já armazenadas em ambiente refrigerado, o estoque totaliza 160 mil camisinhas para dar início à campanha.

- As empresas devem solicitar palestras a este Programa por intermédio de ofício. As palestras são agendadas conforme a disponibilidade do Serviço de Assistência Especializado (SAE), responsável também pelo tratamento e acompanhamento dos infectados. O endereço é rua Velho Campos 354, Centro, informou Vera.

A assistente social Roselle Branco, palestrante do CTA, informou que o Centro mantém parceria com a secretaria de Educação, para palestras preventivas dirigidas aos alunos adolescentes. Ela informou que o Centro prepara professores como palestrantes, porque já têm contato efetivo com os alunos.

Por sua vez, os jovens também funcionam como multiplicadores de informações para os adultos da família, principalmente os que não freqüentam escola ou os que não estão em atividade profissional, seja por desemprego ou por já estar aposentados. Além de funcionários de empresas e estudantes, segundo Roselle, o Centro também visa outros públicos.

- Fazemos também abordagem junto aos profissionais do sexo. Quando localizamos alguma gestante, fazemos o encaminhamento para o serviço Pré-Natal do Hospital Jorge Caldas. Quando constatamos problemas de pele, encaminhamos para o serviço de Dermatologia. Já encaminhamos algumas para empresas da Bacia de Campos, em Macaé, onde conseguiram se empregar, contou Roselle, que falou sobre o material utilizado na prevenção às DST/AIDS.

- Temos estoque permanente de preservativos para distribuição e medicação para os pacientes de qualquer doença relativa à DST/HIV/AIDS e os diversos públicos que o CTA atende. Os integrantes da terceira idade também serão alvo da campanha, devido ao aumento do índice de doenças sexualmente transmissíveis em pessoas acima dos 60 anos – conforme o que ocorre não só em Macaé, mas em todo o país, concluiu Roselle.