Campanha Planeta Saudável é realizada na Praça Veríssimo de Melo

11/06/2010 17:50:09 - Jornalista: Liliane Barboza

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, localizada no bairro Novo Botafogo, realizou, nesta sexta-feira (11), a campanha Planeta Saudável, na Praça Veríssimo de Melo. Ao todo, participam do projeto 420 crianças de 2 a 5 anos de idade.

A campanha está em sua sétima edição e faz parte do projeto “Um Mundo Melhor é Possível”, que visa informar as comunidades atendidas pela escola sobre a importância de se reciclar o lixo, bem como os cuidados necessários com o recolhimento e o destino final dos resíduos.

A diretora da escola Cláudia Márcia Tomaz Carneiro conta que o trabalho desenvolvido é para despertar a consciência e possibilitar uma educação ambiental entre os alunos, envolvendo sempre a comunidade.

- As pessoas que estiverem entregando materiais, como plástico, papel, vidro e alumínio, estarão recebendo uma muda, para que elas possam ser plantadas, tornando o ambiente de nossa cidade mais agradável e transformando o nosso Planeta Terra mais verde, ressaltou.

Além dessa atividade, os alunos aprendem dicas simples, porém importantes para o desenvolvimento sustentável do planeta, como apagar sempre a luz, fechar as torneiras, reaproveitar a água e principalmente jogar o lixo na lixeira.

A professora Juscivana Morais conta que dentro da sala de aula procura ensinar como cuidar do meio ambiente, utilizando recursos como o teatro, músicas, exposições e histórias. “O importante é que eles sejam multiplicadores e levem para casa o que aprenderam dentro da sala de aula”, afirmou.

Para o aluno Ricardo Assis de 5 anos de idade, ficou uma lição valiosa: a de cuidar melhor dos mananciais. “Vi um rio muito sujo e fiquei muito triste. Devemos jogar o lixo na lixeira”, disse.
No final do dia, as crianças realizaram uma blitz com o objetivo principal de conscientizar os motoristas sobre a importância de se preservar a natureza, distribuindo panfletos e mudas também para os lojistas.

De acordo com informações do representante da empresa Transforma, Ismael Grijó, os resíduos recolhidos na campanha passarão pelo processo de triagem, onde serão retirados os plásticos, papelões e vidros para reciclagem. Já os metais e os resíduos contaminados com óleo e tinta, serão encaminhados para outras empresas.

A campanha Planeta Saudável contou com o apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente- que doou as mudas, empresas Transforma e Autopista Fluminense.