Campanhas de vacinação seguem até 5 de dezembro

28/11/2014 15:54:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Em Macaé, a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo continua até o dia cinco de dezembro. Todas as crianças com até cinco anos incompletos podem receber as doses. As vacinas estão disponíveis em mais de trinta unidades de saúde. Macaé já está com 88% de cobertura vacinal. 

A gerente de Imunização, Cláudia Campanati lembra que a vacina tríplice viral, além de proteger contra o sarampo, também imuniza as crianças contra rubéola e caxumba.

- Os pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças para serem imunizadas, podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Lembrando ainda, que é necessário levar o cartão de vacina para o devido registro das doses aplicadas -, frisou.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, ressalta que a adesão irá garantir uma maior cobertura vacinal que dará proteção às crianças contra as duas doenças. "É importante manter a vigilância e as crianças imunizadas. A vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção", disse.

Poliomielite – É uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção acontece, principalmente, por via oral.

Sarampo – É uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, principalmente em crianças desnutridas. A única forma de prevenção é a vacina.