Campeões de canoagem visitam Macaé para avaliar potencial da cidade

14/11/2008 17:36:21 - Jornalista: Tiago Ferreira

Convidados pelo Macaé Convention & Visitors Bureau, três nomes do esporte e do turismo de aventura visitaram a cidade para avaliar as possibilidades de desenvolvimento da canoagem em diversas modalidades. Dentre eles, dois nomes consagrados do esporte no país: Sebastian Cuattrin, campeão Pan-Americano em 2007, e Fábio Paiva, heptacampeão Brasileiro de canoagem, tricampeão de rafting e precursor da Canoa Havaiana no Brasil. O terceiro integrante foi o Guto Zorovich, competidor, organizador de provas e autor de diversos artigos e um livro sobre o assunto, que será lançado no dia 12 de dezembro.

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (14), no Imbetiba Palace Hotel, o grupo informou que o objetivo da visita técnica foi avaliar o potencial do município para receber projetos que envolvam a canoagem no desenvolvimento de atletas de alto nível, no fomente do turismo de aventura e ainda colocou a disposição da comunidade diversas possibilidades da prática esportiva e melhoria de qualidade de vida. Participaram ainda do encontro o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec), Francisco Navega; o secretário de Turismo de Macaé, Marco Maia; e o gestor do Convention & Visitors Bureau, Marcos Navega.

Requisitado pela Confederação Brasileira de Canoagem para colaborar com o desenvolvimento da modalidade, Sebastian Cuattrin vê todas as possibilidades de inserir a cidade no calendário nacional com pelo menos uma prova de cada modalidade. Isto garantiria a realização de no mínimo seis eventos e possivelmente mais um, que incluiria todas as modalidades em uma mesma data. Uma iniciativa única na América do Sul.

- Fiquei muito impressionado com o que vi. Um planejamento adequado poderá tornar Macaé um pólo de canoagem único no Brasil, em virtude da condição privilegiada de reunir águas tranqüilas (Lagoa de Imboassica), rios com corredeiras (na serra) e mar. Isto possibilita o desenvolvimento das modalidades velocidade, maratona, oceânica, canoa havaiana, rafting e slalom - este último inclusive já conta com uma pista em Glicério - explicou Cuattrin.

Apesar do discurso de ações a médio e longo prazo, todos foram unânimes em afirmar que a conclusão prévia é de que podem ser beneficiados desde crianças até a terceira idade, passando por quem busca uma atividade física em contato direto com a natureza. Paralelo a parte esportiva, essas ações fomentariam o turismo de aventura da região inserindo duas novas modalidades na cidade: a canoagem oceânica e a canoa havaiana.

- O prefeito Riverton Mussi tem prioridade absoluta com a região serrana do município. Teremos recursos no orçamento de 2009 para fomentar o esporte de aventura naquela localidade e, com isso, alavancaremos o turismo - disse Francisco Navega, presidente do Fumdec. - Nós queremos mostrar Macaé ao mundo. Hoje, o município detém o oitavo PIB do país e possui a melhor rede hoteleira do estado - completou o secretário de Turismo, Marco Maia.

Outra constatação do grupo foi que Macaé pode contar com um cenário especial para as lendárias e milenares canoas havaianas, que chegaram ao Brasil há 8 anos através das mãos de Fábio Paiva, e hoje contam com mais de 4 mil praticantes.

- Se forem disponibilizadas na faixa de areia entre a Lagoa Imboassica e a Praia das Pedrinhas, em dias de condições de mar inadequadas elas poderiam ser utilizadas na lagoa, inclusive em projetos sociais que envolvam a terceira idade, a exemplo do que já acontece hoje em Santos, no litoral de São Paulo - comentou Fábio.

Incluída no livro de Guto Zorovich como um “roteiro imperdível”, Macaé reúne rios com corredeiras para a prática de diversas modalidades de turismo de aventura: rafting, duck (caiaque inflável), slalom e acqua-ride.

- Macaé tem vocação para o desenvolvimento destas modalidades em virtude da arquitetura natural privilegiada, e que poucas ações já aumentariam significativamente a popularidade da cidade - frisou Guto.

O grupo fez ainda uma visita à Escola de Pescadores. Os atletas foram recebidos pelo secretário executivo de Pesca, José Carlos Bento da Silva, e ficaram encantados com o projeto e já estudam uma parceria.