Campeonato Brasileiro de Basquete Paraolímpico será em outubro

06/08/2007 17:17:36 - Jornalista: Catarina Brust

A equipe do Macaé Sports Parolímpico de Basquete vai disputar o Campeonato Brasileiro da terceira divisão, entre os dias 20 a 28 de outubro, em Brasília. O campeonato seria disputado em setembro, mas foi adiado devido o Torneio Regional Sul, que acontece no final de agosto e classifica mais duas equipes para o brasileiro. O técnico do Macaé Sports, Antônio Carlos Ferraz Magalhães, o Pulga, está no Rio acompanhando os jogos do Parapan Rio 2007.

Pulga é supervisor do Comitê Paraolímpico Brasileiro para os jogos de basquete durante o Parapan, que acontece entre os dias 12 e 19. No torneio masculino, o Brasil estréia no dia 13 contra a Venezuela, às 14h30. O jogo seguinte será a estréia da chave feminina, no mesmo dia contra o Canadá, às 16h30.

Estados Unidos e Canadá, campeões olímpicos e mundiais, são os favoritos para a conquista de medalhas no basquete masculino do Parapan Rio 2007. Além disso, México, Argentina, Porto Rico, Venezuela e Colômbia, são outras fortes equipes que disputam o Parapan. Os três primeiros colocados têm vagas garantidas nas Paraolimpíadas de 2008, em Pequim.

O basquete em cadeira de rodas foi o primeiro esporte adaptado praticado no Brasil e uma das modalidades que mais atrai público nos jogos paraolímpicos. O jogo é disputado apenas por atletas com deficiência físico-motora, sob as regras adaptadas da Federação Internacional de Basquete Amador (FIBA).

- Enquanto acompanho os jogos no Parapan, o Antônio Carlos, o Totonho, treina a equipe do Macaé Sports que está empenhada na preparação para disputar o Campeonato Brasileiro. A base do time será a mesma que disputou o Regional Sudeste e conquistou o terceiro lugar do torneio - ressalta o técnico do Macaé Sport.

O Macaé Sports Paraolímpico teve participação de destaque no Campeonato Regional Sudeste, realizado de 17 a 19 de maio, em Niterói. A equipe de cadeirantes de basquete macaense conquistou o terceiro lugar e o troféu de vice-cestinha do torneio, com os 103 pontos do atleta Kennedy. Foi a primeira competição oficial do Macaé Sports desde que foi implantado, em maio de 2006.

O projeto Paraolímpico, implantado pela prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência Física (CMPPDF), é voltado para pessoas com deficiência nos membros inferiores. O projeto começou com dez participantes, e hoje, tem cerca de 30 integrantes. A equipe é dirigida por Pulga, ex-técnico da Seleção Brasileira Paraolímpica de 1996 (Atlanta-EUA).