Campeonato de Quarto de Milha começa nesta sexta-feira

26/03/2009 09:14:29 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

São cerca de 200 competidores e 200 cavalos, com 450 inscrições

Toda a beleza e habilidade de uma das principais raças de cavalos criadas no país estarão presentes neste final de semana em Macaé durante a segunda etapa do Campeonato Estadual do Cavalo Quarto de Milha. O evento, com entrada franca, começa nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, no Parque de Exposições Latiffi Mussi Rocha. O campeonato tem total apoio da prefeitura.

São cerca de 200 competidores e 200 cavalos, com 450 inscrições – pessoas que disputarão em mais de uma categoria – inscritas para esta segunda etapa, organizada pela Associação dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro. O evento segue até domingo, com provas das 9h e 22h. Haverá competidores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Serão seis modalidades: seis balizas, três tambores, laço do bezerro, conformação, maneabilidade e velocidade e “team penning”. As categorias serão futurity, aberta, amador, infantil, mirim, jovem e master. Os juízes são membros da Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM).

Segundo o diretor de esporte da Associação do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro, Fabrício Carvalho, a modalidade conformação consiste em se julgar o animal que mais se aproxima do padrão racial. Já a modalidade três tambores inclui muita adrenalina e emoção. É que os cavaleiros e seus cavalos têm de buscar velocidade, circulando três tambores, de preferência no menor tempo possível para ser o vencedor.

A modalidade seis balizas implica que o conjunto formado por cavalo e cavaleiro têm de ter a destreza e a habilidade de atravessar no menor tempo possível seis estacas, ora cavalgando para a direita, ora cavalgando para a esquerda. Mais uma vez, o mais rápido vence a emocionante prova, onde o cavaleiro que tiver maior entrosamento com a arte de cavalgar torna-se o vencedor, desde que faça o percurso em menos tempo que seus concorrentes.

Outra modalidade é o laço de bezerro, que consiste em que o cavaleiro devidamente montado em seu cavalo lace um bezerro em movimento, desça do cavalo, segure o animal, jogue-o no chão e amarre duas pagas do animal. Tudo isso só dá mais pontuação se for feito em menos tempo que os concorrentes. O recorde brasileiro desta prova tem o tempo de 6’26, ou seja seis segundos e vinte e seis centésimos.

- É importante ressaltar que nestes campeonatos de Quarto de Milha o ambiente dos que vão assistir a disputa é familiar, havendo presença de pais, avós, tios, filhos e amigos dos competidores, garante Fabrício Carvalho.

De Campos e Macaé estarão representantes em diversas modalidades, como Laço de Bezerro, Três Tambores e Seis Balizas, que irão mostrar as habilidades dos campistas e macaenses nas pistas de provas. Mas o campeonato, de nível estadual, promete atrair muito visitantes de cidades vizinhas e de outros estados, como Espírito Santo e Minas Gerais. Além de adultos, os visitantes poderão conferir o desempenho de pequenos cavaleiros, nas categorias Mirim e Infantil nas provas de Três Tambores e Seis Balizas

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha (ABQM), o plantel da raça no Brasil é composto por mais de 309 mil animais registrados — até o início de 2007 —, com o valor aproximado de US$ 600 milhões, divididos entre 46,9 mil criadores e proprietários. Seus haras consomem cerca de 110 mil toneladas de ração/ano, que implica num investimento de aproximadamente US$ 19,5 milhões. A mão-de-obra empregada diretamente também é significativa, oferecendo 182 mil empregos diretos, uma média de quatro funcionários por criador ou proprietário, sem contar com os indiretos.