Candidatos validam inscrição de seleção para agentes de endemias

10/04/2019 11:31:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Validação da inscrição acontece até quinta no Centro de Convenções

A mãe e técnica em eletromecânica, Mariana Barcelos do Amaral, 23 anos, foi com sua filha Raylla, de um ano e dois meses, ao Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho validar sua inscrição no Processo Seletivo Simplificado para Agentes de Combate às Endemias. Desempregada há dois meses, ela tem a expectativa de conquistar uma das 50 vagas temporárias oferecidas pela Prefeitura de Macaé.

"Estava como Jovem Aprendiz em uma empresa, mas não fui aproveitada. Estou precisando muito dessa oportunidade", frisou Mariana, uma das 9.543 pessoas que realizaram a pré-inscrição (online) até a manhã desta quarta-feira (10).

A pré-inscrição termina nesta quarta-feira e o atendimento para validação segue no Centro de Convenções até quinta-feira (11), de 9h às 16h. Roberta da Conceição Martins, 35 anos, compareceu no primeiro dia de validação. Ela já está sem trabalhar há dois anos. "Tenho sobrevivido fazendo salgado para fora, mas sinto falta de um salário certo na conta bancária todo mês", afirmou.

Para validar a inscrição, o candidato tem que apresentar duas cópias do e-mail recebido no ato da pré-inscrição e cópias do documento oficial de identificação com foto e do CPF. O candidato deve preencher alguns requisitos estabelecidos em lei, brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro, na forma da lei (artigo 12 c/c artigo 37, inciso I, da Constituição Federal) e possuir idade mínima de 18 anos completos.

Os candidatos também deve ter Ensino Fundamental completo. A carga horária semanal é de 40 horas (com controle de biometria, conforme Lei n.º 4.092/2015). O salário base é de R$ 1.096,37.

O processo seletivo visa a intensificação das estratégias de controle dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika, tendo em vista o aumento de 264% dos casos de dengue no país em 2019 e considerando que o Rio de Janeiro figura dentre os Estados em situação de alerta, segundo o Ministério da Saúde.

Provas

A relação dos inscritos e local da prova serão publicadas no site da Prefeitura de Macaé, no dia 12 de abril, a partir das 15h. A prova objetiva será aplicada no dia 14 deste mês, composta por 40 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O tempo estipulado para a realização da prova é de três horas. A mesma é de caráter eliminatório e classificatório, devendo obter no mínimo 35% de acertos para ser aprovado.

O candidato aprovado será convocado para admissão através de Portaria de contratação, publicada em jornal de grande circulação no município. O mesmo deverá comparecer à Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, na data indicada e com a documentação solicitada.

Os aprovados atuarão no enfrentamento das endemias, principalmente no reforço das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika.


Fotos Relacionadas