CAp-Funemac se destaca com primeiro lugar em Linguagens

23/02/2015 17:11:00 - Jornalista: Bertha Muniz / Funemac Comunicação

Foto: Divulgação

Em comparação com outras instituições de ensino custeadas por um governo municipal, o CAp figura entre as três melhores do Brasil

O Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac) comemora mais uma conquista: com apenas cinco anos de existência, a instituição obteve a maior média em Linguagens, códigos e suas tecnologias entre escolas públicas e privadas de Macaé, ficando com o primeiro lugar nesta disciplina no Enem 2013. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado supera o último exame, de 2012, em duas posições, quando na mesma disciplina os alunos do CAp-Funemac conquistaram a terceira posição.

Na nota geral do Enem 2013, entre as escolas de Macaé, o CAp ficou entre as cinco melhores. Se forem consideradas apenas instituições públicas, a escola ficou em segundo lugar no município. Já em comparação com outras instituições de ensino custeadas por um governo municipal, o CAp figura entre as três melhores do Brasil. Entre os 14.715 colégios avaliados, o Colégio de Aplicação da Funemac ficou em 1.709. As médias da escola foram: provas objetivas (583,33); linguagens (580,15); matemática (583,31); natureza (561,57); humanas (608,28); redação (676,54).

Já em Redação, o CAp-Funemac também obteve avanços na última avaliação no exame. Enquanto em 2012, os alunos conquistaram o 4º lugar, com 650,77 pontos, no Enem 2013, saltaram para a terceira posição com 676,54 pontos.

Entre as aulas de matemática e português, geografia, linguagens, história e artes visuais os alunos do CAp-Funemac também estudam xadrez, relações gênero, diversidade e sexualidade, música, teatro, coral, desenho artístico, jornal, educação financeira, informática educativa e música eletrônica. Para os professores, esse é o segredo para o resultado que o instituto alcançou no Enem 2013. “O bom desempenho do CAp-Funemac se deve à possibilidade de construir um currículo com o aluno, permitindo opiniões diversificadas, que auxiliam na construção de um trabalho coletivo”, destacou a professora do CAp-Funemac, Rachel Gouvea de Albuquerque Rezende.

Para Rachel, que trabalha em conjunto com o professor Moacir dos Santos Silva na disciplina de Linguagens, códigos e suas tecnologias, os projetos extracurriculares possuem extrema importância para o bom desempenho dos alunos. “No Projeto CApAS, os alunos ficam envolvidos pelo menos seis meses no ano letivo na preparação e elaboração de textos que servirão de base para seminários com temas específicos. Essa didática possui impacto direto nas disciplinas de português, literatura e redação, por exemplo”, ressaltou Raquel.

Pedro Henrique Faria, ex-aluno do CAp-Funemac, também destaca as atividades extracurriculares como o grande diferencial da instituição. “O que ajuda bastante os alunos na hora do Enem ou vestibular são as aulas extras que vão além do currículo normal. Com isso não é só a aula da sala que forma a base de ensino, mas sim todos os cursos extras que nos fazem aprofundar o ensino”, avaliou.

Os dados trazem as médias dos alunos de cada escola em cada uma das quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), e também na redação.

No total, 14.715 escolas tiveram suas notas inseridas no sistema de consulta. Só foram consideradas na lista do Inep as escolas em que pelo menos 50% de seus alunos do terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2013.

O CAp-Funemac está situado à Alameda Raimundo Corrêa, 151, bairro Novo Cavaleiros. Já a Cidade Universitária está localizada na Avenida Aloísio da Silva Gomes, número 50, na Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas