Capo comemora três anos de amor e solidariedade

16/02/2009 17:53:36 - Jornalista: Isis Maria

Foto: Robson Maia

Na foto, o prefeito Riverton Mussi com a coordenadora do Capo, Viviane Ribeiro, e a presidente da instituição Márcia Moraes

O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) está em tempo de aniversário, completando três anos de atividades. A data é marcada por uma festa especial, que acontece nesta terça-feira (17). Sobressaindo-se pela excelência no apoio ao portador de câncer, a instituição apresenta uma trajetória que se destaca pelo eficiente trabalho profissional, constituindo-se numa história de dedicação e muito amor ao paciente. O CAPO é uma das entidades assistenciais que contam com apoio da prefeitura de Macaé.

Segundo a presidente do Capo, Márcia Moraes, o trabalho da entidade é fundamentado no princípio cristão do amor ao próximo, e o atendimento humanizado é o diferencial.

- Fazemos questão de manter este elo de amor entre os pacientes, promovendo a sua autoestima, dedicando-lhes uma atenção individualizada. A nossa equipe atua com técnicas modernas, mas acima de tudo fazendo com que eles se sintam amados. Não há mal que resista a uma boa dose de amor e carinho, declarou a presidente, acrescentando ainda que a instituição tem a proposta principal de promover melhor qualidade de vida do paciente, para que ele possa combater com mais facilidade a doença.

A festa de aniversário do Capo será realizada a partir das 14h, em sua sede, na Rua da Igualdade, com o tema Carnaval. Durante o evento, acontece o Bazar de Artesanato, com peças confeccionadas pelos próprios pacientes, sob a orientação da professora de arte, Zélia Pizzo. Márcia Moraes faz questão de ressaltar que os produtos confeccionados serão vendidos, durante o bazar, a preços acessíveis bem abaixo do mercado.

Campanha

A presidente do Capo informa ainda que, diante da necessidade de atender os pacientes no seu transporte diário da instituição até a residência, e vice-versa, ela lançou uma campanha para a aquisição de um veículo. E inicialmente, um livro de ouro está circulando pela cidade, recebendo doações de diversas pessoas, empresários e empresas sediadas no município. Os interessados em fazer doações podem entrar em contato com a Coordenadora Geral do Capo, Viviane Pinheiro, através do telefone (22) 2772-7174, ou através do e-mail capoong@ig.com.br.

- Precisamos do veículo para oferecer maior conforto aos pacientes, principalmente aos que não têm condições físicas para locomoção entre sua casa e o CAPO, disse Márcia.

O CAPO é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos. A instituição desenvolve trabalho de oferecimento de suporte terapêutico, visando o resgate da autoestima dos pacientes com diagnóstico de câncer e de seus familiares.

Após diagnosticado e encaminhados pelos médicos, os pacientes são recebidos por uma equipe multidisciplinar especializada, formada por psicoterapeutas, assistentes sociais, médico, fisioterapeutas, professores de arte, entre outros, além de um advogado para transmitir os direitos legais referentes ao paciente oncológico.