Capo promove mais uma tarde de integração com palestra

03/09/2009 11:51:58 - Jornalista: Isis Maria Borges

Foto: Divulgação

Palestra mostrou que a fisioterapia é importante para a recuperação dos pacientes

O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) inova mais uma vez, promovendo uma Tarde de Integração diferenciada das edições anteriores. Desta vez, a presidente da instituição, Márcia Moraes, convidou a fisioterapeuta Lívia Siqueira Romeiro, para ministrar palestra sobre o tema ‘A Fisioterapia nas Disfunções do Assoalho Pélvico”. O evento aconteceu esta semana, envolvendo os pacientes num clima de grande interesse.

Na abertura da palestra, após apresentar a palestrante, a presidente falou sobre a importância de promover este tipo de evento, acrescenta conhecimentos aos pacientes e toda a equipe do Capo, visando sempre maior eficácia no tratamento e no resgate da auto-estima de todos.

- Estamos investindo no aperfeiçoamento profissional e no auto-conhecimento dos problemas que envolvem a doença de cada um em particular, para que possamos crescer juntos, e assim obter um serviço de melhor qualidade para todos, disse Márcia.

Na palestra, a fisioterapeuta explicou que as disfunções do assoalho pélvico dizem respeito ao câncer de próstata, de colo de útero, bexiga e intestino, focando a atuação da fisioterapia no fase de reabilitação do paciente oncológico. Ela falou sobre os tipos de exame nesta área, frisando a possibilidade de reabilitação da área, através de exercícios, que fortalecem os músculos.

No encontro, a fisioterapeuta do Capo, Paula Beatriz, para contou sua experiência na instituição. Na oportunidade, Paula relatou alguns casos bem sucedidos entre os pacientes, destacando o caso de um paciente, que após cirurgia de próstata ficou com incontinência urinária leve e com diminuição na qualidade da ereção. E depois do tratamento fiosioterápico no Capo, ele conseguiu um expressivo êxito, alcançando um resultado muito significativo.

Encerrando o encontro, a presidente agradeceu a presença de todos e a participação da fisioterapeuta Lívia, lembrando a sua satisfação em poder desenvolver um trabalho interdisciplinar de excelência crescente, garantindo a expansão das atividades do Capo, no sentido de atender o maior número de pacientes possível de maneira competente. “A nossa maior alegria é ver o bom resultado do nosso trabalho, através dos sorrisos dos nossos pacientes”, concluiu a presente da instituição. Logo em seguida, foi servido um lanche, em clima de muita confraternização e alegria.

Fundado em fevereiro de 2006, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico desenvolve um trabalho interdisciplinar de excelência sempre crescente fundamentado no tratamento e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas, de psicoterapia, de Fisioterapia, de serviço social, além de acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, inclusão digital, alfabetização e cantoterapia, e de atendimento terapêutico às famílias.

O Capo é uma associação civil de direitos privados sem fins lucrativos, e funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h. O e-mail é capoong@ig.com.br e o telefone 2772-7174. O Capo é uma das entidades sociais da cidade que recebem apoio da prefeitura.