CAPO promove tarde de integração entre pacientes, familiares e funcionários

24/11/2008 16:41:43 - Jornalista: Isis Maria Borges

Os pacientes do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) tiveram uma tarde de festa, na terça-feira (18). Como acontece mensalmente, a instituição, que conta com a parceria da Prefeitura de Macaé, promoveu uma Tarde de Integração entre pacientes, funcionários e diretoria.

Desta vez, o evento contou com a presença dos familiares dos pacientes, que foram apresentados aos serviços prestados pela entidade, que fornece suporte terapêutico e de resgate a auto-estima dos pacientes e seus familiares, através de psicoterapia, fisioterapia, oficinas terapêuticas, acompanhamento social, atividades sociais e culturais, entre outras.

A presidente da instituição, Márcia Moraes, recepcionou os presentes. Ela iniciou o evento falando da satisfação em receber as famílias dos pacientes, enaltecendo a sua importância na eficácia do tratamento deles. "A família é a base de tudo. É nosso refúgio em tempos difíceis, e nossa fortaleza na dor. É no seio da família que dividimos tristezas e alegrias; sucessos e perdas; onde obtemos apoio em meio às tempestades, e também onde encontramos bonança", declarou, acrescentando que família é fonte de amor, de afeto e de solidariedade. "Família é o melhor de Deus para nós", enfatizou.

Em seguida, a apresentou a equipe de funcionários do CAPO, começando pelas psicólogas Luciana e Kátia, que explicaram o trabalho desenvolvido na instituição. Logo após, as assistentes sociais Patrícia e Jocianne esclareceram o processo relativo ao serviço prestado na instituição, desde a parte de estudos e pesquisas de avaliação da realidade de cada um, até a execução dos projetos sociais que venham beneficiar pacientes e familiares.

As fisioterapeutas Paula e Taís mostraram a importância do serviço de fisioterapia para a superação do câncer, no sentido de minimizar os sintomas e recuperar os membros afetados pela doença, para que os pacientes voltem as atividades funcionais no lar e, em alguns casos, na vida profissional.

Também se apresentaram a professora do Curso de Alfabetização, Cristiane, a professora de Artes, Zélia; a recepcionista Ana Cristina, a auxiliar de serviços gerais, Rosângela; o motorista Fabrício, e os seguranças. Cada um falou sobre seu trabalho, mas todos têm um ponto em comum: o bem-estar dos pacientes e sua recuperação total.

Finalizando, a coordenadora geral do Capo, Viviane Pinheiro, agradeceu a presença de todos, ressaltando a atuação da presidente Márcia, ao dedicar a sua vida em prol dos pacientes da instituição. "Temos muito que agradecer a Márcia, pois o Capo nasceu dela e desenvolveu-se com o seu amor, e vem primando pelos serviços de qualidade", destacou, concluindo que "o atendimento humanizado do Capo é a nossa bandeira".

Ao final, a presidente agradeceu as presenças da presidente dos grupos de Terceira Idade de Macaé, Margarida Mussi Ramos; da vice-presidente do CAPO, Erozita Leclerc; e das tias Edna e Elza. E ao falar de seu amor pela instituição, não conteve as lágrimas. Na ocasião, uma das pacientes dirigiu-se a Márcia afirmando que sua dedicação é comprovada em cada funcionário da Casa.

Emocionada, Dona Margarida Mussi Ramos destacou o trabalho que Márcia desenvolve no Capo. "Sempre que posso estou aqui, junto com a minha nora Márcia, ajudando no que for preciso", declarou.
Finalizando, antes de servir o lanche, Márcia Moraes agradeceu a presença todos, justificando: "Sempre me emociono ao falar do nosso trabalho para vocês, pois o CAPO é muito forte dentro de mim".

CAPO

Fundado em fevereiro de 2006, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico desenvolve um trabalho interdisciplinar de excelência sempre crescente fundamentado no tratamento e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas, de Psicoterapia, de Fisioterapia, de Serviço Social, além de acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, alfabetização e cantoterapia, e de atendimento terapêutico às famílias.

O Capo é uma associação civil de direitos privados sem fins lucrativos, e funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h ás 17h. O e-mail é capoong@ig.com.br e o tel 2772-7174.