Caps lembra Dia Nacional de Luta Antimanicomial

18/05/2009 18:46:01 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Robson Maia

Evento foi realizado na Praça Veríssimo de Melo

Nesta segunda-feira (18), foi comemorado o Dia Nacional Antimanicomial. Para lembrar a data, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da secretaria de Saúde, promoveu evento durante todo o dia na Praça Veríssimo de Melo. Com um estande montado na praça, a equipe repassava informações à comunidade informação pelo Jornal A Voz do Caps, panfletos e banners, mostrando todos os trabalhos que são realizados no Caps. Um protesto contra todo o tipo de preconceito

Recheados de atividades, os usuários do Caps tiveram uma programação como danças, teatro, poesias, Coral Aspas e contadores de histórias, com o objetivo de promover bem estar, derrubando barreiras e vencendo o preconceito.

O Caps é um serviço de base comunitária que tem como papel acolher e cuidar de pessoas com sofrimento mental. O serviço inclui ações dirigidas aos familiares a se comprometerem com projeto de inserção social. O programa atende aproximadamente 100 pessoas e profissionais que desenvolvem atividades durante toda a semana com acompanhamento.

Segundo a gerente do Programa de Saúde Mental, Maria Luiza Quaresma, o atendimento aos portadores de deficiência mental deve ser com qualidade e humanizados, que não exclua o cidadão de seu convívio familiar e social, além de respeitar seus direitos de ir e vir, seus direitos como cidadãos.

- A luta antimanicomial é um movimento da saúde mental para que fosse criado um sistema que substituísse os manicômios, onde os pacientes eram muitas vezes esquecidos e abandonados. As doenças mentais são invisíveis e esses pacientes precisam de respeito e espaço, afirmou.

Na parte da tarde, a programação ficou por conta dos Contadores de História, da secretaria de Educação. “A história é muito importante. Trouxemos histórias de humor, contos populares, histórias bem alegres, olhando fixamente para cada olhinho dessas pessoas que precisam da gente”, disse a coordenadora da Casa de Contadores de História, Margarida Maria Barcelos.

O Caps funciona na Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.