Caravana Campos Verdes sensibiliza alunos da rede municipal

13/08/2013 17:37:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Unidade, situada no Novo Cavaleiros, atende com as modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

Sensibilização aliada à educação ambiental. Assim pode ser definida a Caravana Campos Verdes, que agitou cerca de 200 alunos da Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval nesta terça-feira (13). Os alunos Júlio César Almeida e Pietro Oliveira foram convidados a se tornar guardas ambientais por um dia e fizeram parte de uma simulação de combate às queimadas junto com a equipe da Guarda Ambiental.

A unidade, situada no Novo Cavaleiros, atende com as modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta é a primeira escola a receber a caravana neste semestre letivo. A ação integrada contou com atividades das secretarias de Educação, Ambiente, Guarda Ambiental, Ong Casa do Caminho e de duas empresas de construção civil e construtora, que atuam no bairro.

Durante a caravana, foram ministradas atividades como plantio simbólico de espécies ornamentais, mudas arbóreas em homenagem à aluna da Educação Especial Kamille Silva Lage. A ocasião também contou com criação de hortas.

Já os representantes das secretarias de Educação e de Ambiente enfocaram questões como a importância do meio ambiente e da preservação, com destaques para o Rio Macaé e os cuidados com as hortas.

Além das oficinas, a equipe da Guarda Ambiental realizou simulações e dinâmicas, que enfatizaram temas como combate às queimadas, caça ilegal, unidades de conservação ambientais de Macaé, como Parque Atalaia e Lagoa de Imboassica.

Entre os alunos mais animados estavam as irmãs Alice Oliveira, de 9 anos e Pâmela Oliveira, de 10 anos. “Adoro natureza e vou falar com meus pais para ter ainda mais cuidado com os animais e o meio ambiente”, disse Pâmela.

O trabalho também contou com apresentação musical do grupo “Girassóis do Campo”, que reúne jovens que fazem parte da Casa do Caminho. Doze alunos tocaram violinos e outros instrumentos durante a apresentação de canções de sucesso como “Asa Branca” e “Maria Maria”.

Para este semestre, a equipe de Meio Ambiente da subsecretaria de Cultura, Esporte e Saúde, em parceria com a Ong Casa do Caminho, organiza o cronograma de ações e as datas de programação. A previsão é que as unidades municipais que vão receber a atividade neste semestre letivo participem das ações com uma formatação diferente, em que os estudantes possam plantar outras espécies arbóreas com o objetivo de enaltecer e valorizar práticas de consciência ambiental.

De acordo com a diretora da unidade, Valéria da Costa, este projeto conseguiu despertar ainda mais o interesse pela conservação do meio ambiente. “A sustentabilidade sempre é trabalhada pelos professores da unidade. Hoje contamos com 412 alunos. O próximo passo é realizar uma feira no dia 14 de setembro, que vai reunir alunos e pais para uma programação, que visa enaltecer as regiões do país”, disse.

A Casa do Caminho é uma Ong sem fins lucrativos que atende comunidades carentes e jovens que moram nas adjacências da Estrada do Imburo, onde funciona a sede da entidade.