Carta compromisso pelo desenvolvimento econômico regional será assinada em encontro

29/11/2021 17:45:00 - Jornalista: Janira Braga

Uma carta compromisso pelo desenvolvimento econômico regional será assinada na abertura do Encontro para o Desenvolvimento Econômico Regional do Estado do Rio de Janeiro, no dia dois de dezembro, em Macaé. O prefeito Welberth Rezende receberá prefeitos e representantes de Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Carapebus, Quissamã, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

Após a abertura haverá uma reunião de instituições empresariais, além de outra sobre arranjos produtivos locais com um cluster. Das 14 às 18 horas será realizada a oficina sobre panorama do crescimento local com discussão do questionário online disponível nas redes sociais para participação da população.

A oficina vai abordar a participação das lideranças públicas e privadas da região para elaboração de um panorama do desenvolvimento econômico da região, considerando dados socioeconômicos, vocações, vantagens, ativos, oportunidades, investimentos e gargalos.

Na oficina, as prefeituras participantes - Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Carapebus, Quissamã, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, além de Macaé - participarão com representantes das instituições empresariais, da academia e o secretariado das pastas que tratam das atividades econômicas, englobando desenvolvimento, cultura, turismo, agricultura.

Durante o dia, haverá orientação e atendimento pelo governo do estado e parceiros, com foco em empreendedores, empresários, agentes das prefeituras e projetos setoriais das regiões.

"Vamos discutir as demandas no encontro, unindo âncoras tanto públicas quanto privadas, motivados pelo prefeito Welberth Rezende junto ao governador Cláudio Castro e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico Municipal e Estadual, que tem Vinícius Farah no comando e está fazendo um grande trabalho também com foco no interior", comentou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.

Outra ação que será promovida é o atendimento e orientação pelas instituições parceiras: Fecomércio, Firjan, Sebrae e CRC. Um dos objetivos é a realização de 13 encontros para o desenvolvimento econômico regional e ao final dos encontros, as informações serão consolidadas para o lançamento do Mapa Estadual do Desenvolvimento Fluminense e da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional do RJ.

A rodada de negócios do encontro vai unir âncoras e vai abranger também, além do arranjo produtivo do óleo e gás, outras áreas de desenvolvimento econômico. A promoção do evento é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro.