Cartilha de Sensibilização Ambiental é elogiada

08/12/2008 16:40:58 - Jornalista: Liliane Barboza

A secretaria executiva de Meio Ambiente, em parceria com a Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac) e Núcleo de Produção Braile Professora Maria Helena de Siqueira Salles, lança a primeira Cartilha de Sensibilização Ambiental com transcrição em Braille da região. O lançamento aconteceu na sexta-feira (05), Ginásio do Juquinha, quando foi comemorado o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência.

A iniciativa foi elogiada pelo secretário executivo de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hildemar Miranda, e pelo presidente da Amac, Marcos Vieira Passos. “A linguagem da cartilha é acessível para todos os deficientes visuais. Foi muito bem editado e esperamos que esse projeto tenha continuidade. Seria bom se o texto pudesse ser em Braille e em tinta”, declarou Marcos Passos.

Ele informou que a associação possui hoje mil associados e além de atender deficientes visuais de Macaé, atende pessoas também de outras cidades, como Campos e Rio de Janeiro. “Na nossa instituição os alunos têm a oportunidade de aprender até a quinta série do Ensino Fundamental, informática e atividades da vida diária”, frisou.

Idealizadora do projeto, quando trabalhava como coordenadora de Projetos Institucionais da Sema, Mônica Furny, diz que o objetivo principal do projeto é passar informações de forma acessível.

- Pensamos em criar a cartilha de sensibilização ambiental para que ela pudesse atender os portadores de deficiência visual. Ela foi confeccionado em Braille e a intenção do projeto é atender a todos de uma forma igualitária. A nossa intenção é de que essas informações sejam contínuas na confecção de outros temas - explicou Mônica, que agora é assessora especial da secretaria executiva de Acessibilidade e Proteção aos Diretos da Pessoa com Deficiência.

Para a atual coordenadora de Projetos Institucionais da secretaria de Meio Ambiente, Carla Barros, a cartilha visa a acessibilidade de deficientes visuais às informações ambientais. Carla acredita que independente do tipo de necessidade especial, a pessoa tem o direito de participar do processo de preservação do meio ambiente e dos seres vivos.

O secretário executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, apoiou o projeto pioneiro na região desde o início. Para ele, a criação da cartilha é mais uma oportunidade de promover a inclusão. Ele elogiou o evento realizado pela secretaria de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência.

- Isso demonstra a preocupação do governo Riverton Mussi em viabilizar uma política de inclusão no município. O lançamento da Cartilha de Sensibilização Ambiental foi para promover o acesso à informação, pois acreditamos que o deficiente visual, por sua sensibilidade é um formador de opinião e um excelente multiplicador - ressaltou.