Casa das bonecas abre Ciclo de Palestras Filosofia e Cinema

11/04/2008 16:38:58 - Jornalista: Marilene Carvalho

As atividades do Núcleo de Estudos Claudio Ulpiano, que estará funcionando brevemente em Macaé, foram iniciadas na noite de quinta-feira (10), no Solar dos Mellos, com a apresentação do filme Casa das Bonecas (1972), de Joseph Losey. O evento lotou a sala de exibição, ocupada por alunos da Fafima e ex-alunos do reconhecido pensador macaense Cláudio Ulpiano Santos Nogueira Itagiba.

A apresentação de Casa das Bonecas foi seguida da palestra com a doutora em Psicologia Clínica, Silvia Ulpiano, responsável pela coordenação do núcleo de estudos de filosofia que está sendo instalado na cidade. O tema escolhido para a ocasião “A Mulher – em Busca de uma Vida Própria”, se aplica ao enredo do filme, além de ser uma homenagem à ala feminina. “Gostaríamos de ter iniciado as atividades em março, mês que se comemora o Dia da Mulher, mas só agora tivemos essa oportunidade que vem marcar o começo de nossas atividades em Macaé”, explicou Silvia.

O filme trata da evolução linear da mulher (passado, presente, futuro), mostrada pelo diretor inglês Joseph Losey, com base em uma peça escrita em 1879 pelo dramaturgo de origem escandinava, Henrik Ibsen. Considerada um escândalo na época, a montagem trouxe ao público, pela primeira vez na história da dramaturgia, a discussão sobre o direito da mulher à liberdade de pensamento e a afirmação de sua própria natureza.

O Ciclo de Palestras Filosofia e Cinema será apresentado no Solar dos Mellos até novembro, nas segundas quintas-feiras do mês, com início às 19h. A próxima exibição será no dia 8 de maio, com o filme “Cidade dos Sonhos ”(2001), de David Linch. Ao término do filme será realizada a palestra “O Clichê e a Pop Imagem de David Lynch”, pela escritora e doutora em Literatura, Marici Passini.

O núcleo de estudos de Macaé irá funcionar dentro de um mês, em sala localizada na rua Marechal Deodoro, no Centro. No local, o público contará com um acervo composto de 1000 vídeos teóricos que mostram todas as aulas de Cláudio Ulpiano gravadas nas universidades cariocas em que ele lecionou, UFF e UERJ. Cerca de 250 CDs serão disponibilizados logo após a abertura do espaço.