Casa de Contadores de Histórias começa a receber alunos

09/07/2008 11:29:20 - Jornalista: Simone Noronha

Estréia em dose dupla na Casa de Contadores de Histórias. Nesta quarta-feira (9), alunos do quarto ano da Escola Municipal Eda Daflon, na Imbetiba, foram os primeiros a soltar a imaginação na Casa, junto com os novos contadores formados pela Secretaria de Educação de Macaé. Inaugurada há duas semanas pela prefeitura, a Casa de Contadores de Histórias é mais um espaço destinado a incrementar a grade pedagógica das escolas municipais e a promover o incentivo à leitura.

Maior que a ansiedade das crianças em conhecer o novo espaço, estava a dos novos contadores, que tiveram na Casa o seu “batismo” depois de fazer o curso ministrado pelo grupo Historiarte, formado por professores da rede municipal de ensino. Professora do Colégio Municipal Generinho Teotônio de Lima, na Virgem Santa, Karina Melo Vignoli Almeida não escondia a emoção estrear oficialmente como contadora de histórias.

“Aprendi muito no curso, que me ajudou a superar um obstáculo. Fiquei feliz na minha estréia, acho que as crianças aprovaram”, disse a professora, muito aplaudida ao contar a história “A pior e a melhor comida do mundo”. Karina elogiou o espaço, que para ela vai ajudar principalmente a estimular a leitura entre as crianças que não gostam ou que não tem contato com os livros.

A Casa de Contadores de Histórias funciona na Imbetiba, e conta com dois microônibus para o transporte dos alunos. A coordenadora da Casa dos Contadores de Histórias, Margarida Maria Barcelos Souza Olive, explica que as visitas estão sendo feitas por agendamento. A partir de amanhã, são os alunos do anexo da Escola Municipal Belneário Lagomar que estarão na Casa.

A casa tem capacidade para atender a até 50 crianças por visita, participam de atividades em quatro espaços diferentes. A Casa conta com uma sala só para “contação” de histórias, biblioteca, sala de oficinas e a sala do faz-de-conta, com atividades como teatro de fantoches. Tudo decorado com muito capricho para atrair a garotada.