Casa Max Macaé de 2007: iluminador Peter Gasper participa da mostra

29/06/2007 18:08:36 - Jornalista: Simone Noronha

O público que visitará a Casa Max 2007 em Macaé terá a oportunidade de observar de perto o trabalho do lighting designer Peter Gasper durante a Mostra. O artista fará a luminotécnica do ambiente do arquiteto Maurício Paraguassu – “Bistrô x Cozinha Out”. Com apoio da prefeitura de Macaé, o Casa Max começa na segunda quinzena de julho.

Iluminador de grande parte das obras do arquiteto Oscar Niemeyer define seu trabalho como música. “A arquitetura é melodia e a luz, a harmonia”, afirma. Na Mostra não será diferente: o cenário representará um conceito integrado com a luminosidade. Segundo o arquiteto Maurício Paraguassu a parceria com o Peter irá acrescentar emoção ao projeto.

- Serão três ambientações de luz, sendo uma para o dia, uma para tempo nublado e outra para a noite. O resto é surpresa, comentou Maurício, que afirma que esta será uma ótima oportunidade para as pessoas que não conhecem os trabalhos do artista de perto.

Para dar mais interatividade ao ambiente, a Casa Max vai disponibilizar uma creperia no local, uma vez que muitos visitantes passam de dois a três horas olhando e absorvendo todos os detalhes dos diversos espaços. A administração ficará por conta da Finalmente Creperia.

A experiência de Peter Gasper é marcada por importantes cenários do Brasil, como a catedral de Brasília, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto e a Praça dos Três Poderes (DF), o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), as obras de Aleijadinho em Congonhas (MG), o Memorial da América Latina (SP), entre muitos outros.

Peter também deixou sua marca em emissoras de TV, no cinema e no teatro, além de exposições e eventos renomados. Nos últimos anos, esteve envolvido em vários projetos de grande popularidade. A nova iluminação de Itaipu com 2,5 quilômetros de extensão e 196 metros de altura é um exemplo, além do novo projeto de som e luz do Museu Imperial, em Petrópolis e a concepção e reforma do sistema de iluminação cênica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Para quem deseja prestigiar seu espaço neste evento de arquitetura, decoração e paisagismo, a Casa Max ficará localizada na praia dos Cavaleiros, em Macaé, na Avenida Nossa Senhora da Glória, número 2653. Com patrocínio da Villa Are Italínea e Vilarejo Home Center e o apoio da Riviera Tintas, o período da Mostra iniciará na segunda quinzena de julho e vai até o fim de agosto, das 16 às 23 horas, sempre de terça a domingo.