Casa própria: Caixa abre neste final de semana apartamentos do PAR na Ajuda

20/11/2008 14:24:20 - Jornalista: Simone Noronha

As 256 famílias beneficiadas pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR) no bairro da Ajuda, em Macaé, estão em clima de contagem regressiva. A Caixa já marcou para a primeira semana de dezembro a assinatura de contrato e a entrega das chaves dos apartamentos, construído através de parceria entre a prefeitura, através da Empresa Municipal de Habitação, Saneamento e Águas (Emhusa) e o Governo Federal, com recursos do Ministério das Cidades. Neste sábado e domingo (21 e 22) os apartamentos estarão abertos para que s futuros moradores já comecem a preparar a mudança.

As casas ficaram prontas em julho. De acordo com o presidente da Emhusa, José Cabral, a demora na entrega das chaves de seu por conta das exigência da Caixa para a preparação dos contratos. Todas as famílias passaram por entrevistas sócio-econômicas e tiveram que comprovar com documentos todas as informações prestadas. “Agora, estamos na reta final”, comentou.

Aos 55 anos, a dona de casa Edilene Cardoso de Oliveira está contando os dias para se mudar para a sua casa própria, a realização do sonho de uma vida inteira. Sua família foi uma das 256 beneficiadas pelo PAR, e vai visitar o seu apartamento neste fim de semana.
Edilene não vê a hora de ir para a casa nova, um apartamento de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, em um condomínio fechado com estacionamento, área de lazer e dois centros de convivência. No imóvel, vão morar ela, o marido Lafayete Zeir Xavie e a filha Bianca Rafaela Cardoso de Oliveira.

O PAR faz parte do Plano Municipal de Habitação. implantado em 2005 pela prefeitura e pela Emhusa beneficiando cerca de 2,5 mil famílias. Na mesma área dos apartamentos do PAR, a prefeitura está construindo outras 422 casas para famílias que moram em áreas de risco na Ilha Leocádia, com recursos do Ministério das Cidades. As primeiras 42 famílias já se mudaram. O local também abriga outras 36 casas para mulheres chefes de família e mais 307 unidades, entregues no ano passado, também para famílias que moravam em áreas de risco. Na Ajuda, a prefeitura também vai construir 1100 casas para os servidores municipais.