Castelo Imperial destaca preservação da Amazônia

25/02/2009 01:58:29 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Carro que mostra a revolução industrial foi o último a entrar na passarela

Os temas das escolas de samba do grupo especial deste ano mostram que a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável devem nortear a valorização do meio ambiente e a sociedade pós-moderna. A importância da consciência ambiental para o Brasil e para o mundo foi destaque da apresentação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Castelo Imperial, que teve como enredo “Mãe terra, Amazonas santuário da vida”.

A escola acaba de se apresentar na passarela do samba e neste momento está na dispersão. Os compositores Rafael e Daniel Silva – também intérprete -sob a presidência de Ana Cláudia Davi, mostraram garra na avenida. A preservação da Amazônia e os prejuízos que podem acontecer com o desmatamento da floresta foram abordados pela escola.

Um dos destaques da Castelo Imperial foi o casal de mestre salas e porta bandeiras – a dupla, que funciona como uma espécie de relações públicas da escola, teve destaque nas cores amarelo e ouro. O boto rosa foi representado em um carro alegórico, lembrando a lenda que existe na Amazônia.

“Macaé hoje em festa faz o alerta, sob os olhos do falcão, desmatando, não. Amazonas patrimônio mundial” foi um dos trechos mais cantados pela escola de samba, que abordou a preservação dos ecossistemas como garantia de vida para as gerações futuras.