Catan alerta beneficiados do Bolsa Família para acompanhamento de saúde

05/06/2009 15:03:19 - Jornalista: Laura Motta - estagiária

Foto: Divulgação

Coordenadoria atende a bebês em risco nutricional

Beneficiados do Programa Bolsa Família devem estar atentos para não perder o benefício. A Secretaria de Saúde de Macaé alerta que as pessoas atendidas pelo programa devem comparecer à sede da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) para fazer o acompanhamento de saúde. A medida é necessária para que o Governo Federal e a prefeitura tenham um retorno de como está sendo o desenvolvimento da família assistida.

- Precisamos verificar se os programas oferecidos pelo Governo Federal estão tendo os resultados esperados. Quem for atendido pelo Bolsa Família e não apresentar este acompanhamento, pode perder o benefício. A equipe do Catan é responsável por registrar dados de peso e nutrição de cada membro da família que recebe os benefícios do Bolsa Família., diz a coordenadora da Catan, Débora Menezes Salles Peçanha.

Para fazer o acompanhamento, a família deve comparecer à sede da Catan portando o cartão do Programa e os cartões de vacinação dos titulares, das crianças e das mulheres em idade fértil de 10 a 49 anos. O acompanhamento da primeira vigência de 2009 encerra no dia 30 deste mês.

Com o objetivo de melhorar o estado nutricional da população macaense, a Catan conta com profissionais de nutrição, pediatria, assistência social e enfermagem. Além do Bolsa Família, a equipe atende também o Programa de Suplementação de Peso, do Governo Federal.

Além destes programas federais, existem cinco programas municipais que também fazem parte da atuação da Catan, entre eles Programa do Leite, o Programa da Gestante de Baixo Peso e o Programa Municipal de Fórmula Infantil, que beneficia bebês em seus primeiros seis meses que não podem ser amamentados pela mãe devido à não produção ou falta de leite materno.

- Bebês mamam toda hora, e este Programa ajuda muito na alimentação deles.Minha netinha, por exemplo, nasceu prematura e teve que ficar mais de umes internada. Com isso, o leite da mãe secou e ala precisa de uma complementação, que consigo aqui na Catan, afirma satisfeita a dona de casa Rosângela Glória Tardelli da Silva, que acompanhava sua neta no atendimento.

A Catan atua também com consultas ambulatoriais que assistem não só pacientes com desnutrição, como também os que têm problemas como obesidade, câncer, diabetes, hipertensão e outras patologias. Cabe ressaltar que qualquer pessoa pode ser atendida e marcar consulta no ambulatório que atende pacientes de todas as idades

Cada paciente que procura a Catan passa por todos os profissionais, que detectam quais são as necessidades de cada família e encaminham cada paciente para o atendimento e programa adequado. Só podem ser atendidos moradores de Macaé. A Catan fica na Avenida Agenor Caldas, 646, Imbetiba.