Católicos celebram Corpus Christi na próxima quinta-feira

08/06/2009 15:15:29 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Festa começa na Igreja Nossa Senhora de Fátima

Os católicos do mundo inteiro celebram a festa de Corpus Christi na próxima quinta-feira (11). Segundo o padre Alexandre Guidio, pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima e um dos organizadores do evento em Macaé, esta comemoração retrata o ápice e a fonte crucial da fé católica, significando toda a vida da igreja, que são o corpo e o sangue de Cristo.

- Os católicos macaenses terão como atividade neste dia uma missa às 17h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Rua Teixeira de Gouveia 1312), onde haverá dois telões no pátio externo para que todos possam participar. Após a celebração, os religiosos caminharão até a igreja de Santo Antônio, no bairro Visconde de Araújo, para receber a bênção, conta o sacerdote.

Ele lembra que em frente à igreja de Santo Antônio, católicos membros das paróquias da cidade irão confeccionar os tradicionais tapetes, feitos com pó de serra, areia, tinta e outros materiais. Representam ícones e símbolos da igreja, especialmente temas que configurem o corpo e o sangue de Jesus.

No ano passado, participaram deste mesmo evento cerca de duas mil pessoas. Os cristãos são oriundos das oito paróquias macaenses e de suas capelas. Estas são: São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Glória, Santo Antônio, São João Batista, São Pedro, Nossa Senhora de Lourdes e São José Operário. Em Macaé há nove sacerdotes.

Corpus Christi

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição da Eucaristia; sendo o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.

- Embora a Quinta-feira Santa seja o dia oficial da instituição da Eucaristia, a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permitem uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo, explica o padre Alexandre Guido.

Ele explica ainda que o dia de Corpus Christi ocorre, de acordo com a liturgia da igreja, na primeira quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade, que aconteceu no domingo (7). “Posteriormente à esta solenidade, 34 semanas referentes ao Tempo Comum serão promovidas pela Igreja”, comenta o pároco.

O sacerdote faz ainda uma alusão à especialidade deste dia, quando a procissão terá valor penitencial remetendo também ao louvor e à oração. “O povo de Israel peregrinou durante 40 anos no deserto, ao caminharmos em procissão também estaremos realizando um ato de humildade, fé e purificação”, completa.