CCZ combate pernilongos nas regiões com canais em Macaé

16/09/2014 16:29:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Juranir Badaró

Os agentes estiveram no local nesta terça-feira (16)

Os moradores da Aroeira – próximo ao Canal do Capote – estão satisfeitos com as ações que o Centro de Controle do Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Macaé, vem desenvolvendo no combate ao pernilongo (Culex). O comerciante Vital Nogueira, dono de um trailer, em frente ao Detran, diz que antes a infestação do mosquito era grande no local, mas, hoje, o incômodo de conviver com o inseto acabou. O CCZ esteve no local na manhã desta terça-feira (16).

As atividades que os agentes desempenham consistem em aplicação de larvicida biológico (para larvas do mosquito), técnica de conchadas (quando o funcionário do CCZ retira material do Canal para análise laboratorial) e utilização de máquina costal motorizada (um tipo de fumacê para atacar pernilongos adultos). Nesta quarta-feira (17), as atividades serão realizadas no Canal próximo ao Hotel Dubai, no Bairro da Glória. Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), no Canal Macaé-Campos.

Quatro agentes de endemia realizam o trabalho. Na técnica de conchada, por exemplo, eles retiram amostra de larvas para registro em laboratório. Nesse trabalho ocorre o cálculo da Densidade de Larvas e Pupas (DPL). Segundo o biólogo do CCZ, Gilberto Rosindo, no Canal do Capote havia anteriormente 1.600 DLP, mas houve redução para 30 DLP. “Nessa técnica se busca mensurar o índice de infestação de larvas e na fase embrionária (Pupas)”, explica.

São cerca de 40 litros de biolarvicida utilizados para matar os insetos em fase inicial. Gilberto diz ainda que o trabalho prossegue. “Iniciamos essa ação há um mês e já constatamos diminuição na Densidade de Larvas e Pupas. Mas a DLP ideal, de cinco, ainda será atingida”, avalia.

- O pernilongo causa incômodo, principalmente, entre 20h e 8h, provocando zumbidos, picando e atrapalhando o descanso e a qualidade de vida das pessoas. A população está sentindo a melhora. Este trabalho deve ser mantido quinzenalmente - afirma o biólogo.

Ele pede colaboração à população. “Os moradores não devem jogar entulho nos canais, uma vez que o material orgânico concentra mais proliferação dos mosquitos”, esclarece.

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Rua Augusto de Carvalho 101, Imbetiba. Os telefones são: (22) 2772-6461 (DDD 22) 2772-6461, 2796-1186 e 0800-0226461.


Fotos Relacionadas