CCZ divulga balanço parcial do LIRAa para o Aedes Aegypti

08/01/2014 16:39:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Érica Ferreira

Agentes de endemias recolhem amostras para análise do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou na tarde desta quarta-feira (08), o balanço parcial do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa). A pesquisa apontou que o bairro Lagomar apresentou, por enquanto, o maior índice de presença de larvas do mosquito transmissor da dengue, seguido pelo bairro Nova Esperança.

O coordenador Geral do CCZ, Ramon Bouças, ressaltou que esses dados são parciais e o resultado definitivo será divulgado na terça-feira (14). Ele informa que os agentes de endemias recolheram 20 amostras positivas com a presença de larvas do mosquito do Aedes Aegypti.

- Com esses dados vamos traçar metas e estratégias para combater o mosquito nos bairros que apresentam maior índice. Uma das medidas será usar nos casos mais graves de infestação, o carro fumacê -, explicou.

No caso das casas fechadas, os agentes retornam no local para fazer o trabalho. No entanto, quando a situação persiste, é realizada uma ação conjunta envolvendo as Secretarias de Saúde, Limpeza Pública e Manutenção e Coordenadoria de Posturas da Prefeitura.

- Pedimos a colaboração dos moradores para que deixem os agentes entrarem em suas casas para recolher as amostras. Qualquer dúvida poderá ser tirada pelo telefone: 0800-0226461, através do qual a população deverá informar o endereço correto para que possamos enviar os nossos agentes -, informou.

Ele acrescentou que para o CCZ realizar um trabalho educativo por meio de distribuição de folders e também ouvir as demandas da população sobre o assunto, foram montadas quatro tendas que contam com a presença de agentes. As tendas ficam nos bairros dos Cajueiros, próximo a quadra da escola de samba Princesinha do Atlântico; no Lagomar, próxima a UPA; na Nova Holanda; e na praça principal das Malvinas.

- Nós estaremos também colocando cartazes informativos em estabelecimentos comerciais e também nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) nos bairros -, enfatizou.

O que é dengue?

Doença febril aguda que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. Ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais, como o Brasil, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes Aegypti, principal mosquito transmissor da doença.

Sintomas da doença

A dengue se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre alta (maior que 38,5 graus), acompanhada de dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor nas articulações, falta de apetite e cansaço intenso. O quadro de febre dura em média três dias, podendo chegar ao máximo de sete dias. Após este período podem aparecer manifestações como aumento do abdômen, manchas no corpo e manifestações hemorrágicas, como sangramentos no nariz e na boca. Caso estes sintomas se manifestem, a pessoa deverá procurar uma unidade de saúde mais próxima. Enquanto isso, é recomendável beber bastante líquido.

Dicas importantes

- Mantenha os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais

- Encha de areia os pratos dos vasos de planta para evitar o acúmulo de água parada

- Se você tem plantas aquáticas, lave os recipientes com água de correr pelas calhas

- Caixas d´água, tonéis e outros recipientes que contenham água devem ser completamente fechados

- Lave com escova e sabão todos os utensílios usados para armazenar água em casa, como jarras e baldes

- Não guarde recipientes vazios destampados e as garrafas devem ficar sempre de cabeça para baixo

- Mantenha pneus secos e em local protegido da chuva e os pneus velhos podem ser entregues ao serviço de limpeza pública

- Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje

- Tampe as lixeiras e não jogue lixo em terrenos baldios