CCZ: equipe continua vacinação anti-rábica na próxima semana

06/11/2008 16:35:12 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Devido às chuvas isoladas que aconteceram durante a Campanha Municipal de Vacinação Anti-rábica, o Centro de Controle de Zoonoses de Macaé (CCZ) reforça a campanha durante a próxima semana, atendendo os bairros onde a vacinação teve que ser remarcado. Já no dia 22, acontece a Campanha Nacional de Vacinação.

Segundo o veterinário do CCZ, Jonhy Maia até o dia 3 foram vacinamos um total de 15.311 animais, sendo 13.536 cães e 1.775 gatos. “Nosso objetivo é assegurar o controle da raiva no município”, disse acrescentando que a meta é imunizar 20.929 animais.

O veterinário ressalta que a vacina não oferece riscos aos filhotes, nem à mãe e visa erradicar a raiva, uma doença sem cura. “A raiva é uma zoonose que representa um problema de saúde pública, pois tem evolução fatal quando instalada no organismo”, alertou.

A raiva provoca alterações neurológicas nos animais. Os primeiros sintomas são dificuldade de locomoção, salivação e agressão excessiva. Os donos de cães ou gatos que apresentem sintomas semelhantes devem procurar orientações do CCZ.

Jonhny afirma que o animal precisa ficar em observação por 10 dias. “A confirmação da doença é feita somente com a coleta de material para exames laboratoriais”, explica.

No homem, a raiva começa a se manifestar com uma irritação no local da mordida, náuseas, vômitos e mal estar. O ferimento deve ser lavado com água e sabão e a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Programação:

Dia – 10/11
Fronteira - Praça da Fronteira
Lagomar – Antiga padaria Sr. Juarez, rua W 5

Dia – 11/11
Jardim Carioca – Rua São João em frente ao Bar do Amarinho
Barra do Sana e Sana – Volante ao lado do Posto de Saúde

Dia – 12/11
Glicério – Volante
Imburo – Volante

Dia – 13/11
Jardim Esperança – Volante
Frade, Crubixais e Moreti – Praça Principal

Dia – 14/11
Córrego do Ouro – Praça Principal