CCZ promove mutirão de combate à dengue no Planalto da Ajuda

13/11/2008 15:44:40 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Os agentes de combate à endemias do Centro de Controle de Zoonoses da secretaria Especial de Saúde de Macaé, continuam intensificando suas ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta quinta-feira (13) foi feito um mutirão no bairro Planalto da Ajuda.

Os agentes percorreram as casas e comércios do bairro orientando a população, identificando focos, tratamento e coleta de larvas. Segundo o supervisor geral do CCZ, Rogério Lemos, no bairro os tambores e recipientes d` água no nível do solo são os depósitos onde se encontra maior parte das larvas do aedes aegypti.

Ele ressalta que a prevenção e o controle da dengue é um trabalho contínuo e é feito o ano inteiro, pelo CCZ, mas neste período é o momento de intensificar todas as ações. “A dengue é uma doença séria, que só pode ser controlada com a participação de todos”, comentou.

A diarista Delma Terra disse que para deixar o mosquito afastada de sua casa, mantém as caixas d’água fechadas e a cisterna, os patinhos de plantas com areia. “Também converso com minhas vizinhas para que sigam meu exemplo e com isso venho mantendo minha família livre da doença”, contou.

O secretário de Saúde, Luiz da Penha, lembrou que o município apresentou este ano uma queda no número de casos de dengue em 2008. O município registrou 355 casos de dengue de janeiro a julho de 2008. Um número menor de casos do que em 2007, que no mesmo período foi registrado um total de 1.473 casos. “Foi uma redução de 74% no número de casos. O que mostra que a nossa estratégia é adequada e que deve continuar”, disse.

Dengue - Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.

A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atualmente o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), conta com 136 agentes que atuam no combate a dengue. Além da visitas domiciliares onde realizam o tratamento e a orientação dos moradores, os agentes atuam em 350 pontos estratégicos como borracharias, empresas, ferros-velhos entre outros fazendo visitas quinzenais.

O centro conta também com os serviços de pulverização de bueiros e em casos confirmados de dengue é utilizado carro UBV (fumacê) e o aero-system nos domicílios. A equipe técnica do CCZ explica que o uso do fumacê só pode ser usado em casos específicos, pois o uso indiscriminado de inseticida causa riscos para o meio ambiente.