CCZ recebe alunos da Escola Municipal Generino Teotônio de Luna

17/09/2008 15:52:11 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Os animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ganharam uma visita especial na manhã desta quarta-feira (17). Os cães, gatos e cavalos receberam muito carinho e atenção dos estudantes da Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, do quarto e quinto, localizado na Virgem Santa. Além disso, os jovens visitaram as instalações do CCZ, que fica na Rodovia do Petróleo km 10, e conheceram os serviços realizados. Dois biólogos e dois veterinários recepcionaram os estudantes durante a visita.

- Realizamos hoje a parte educativa para conscientizar sobre os perigos de deixar animais soltos, os cuidados que devem ter e como evitar maus tratos, além da divulgação do CCZ. Os biólogos abordaram sobre animais peçonhentos e insetos. Os alunos também aprenderam sobre os cães e gatos que são resgatados pela nossa equipe, sobre os cavalos, que são pegos pelos agentes da Mactran e orientações sobre o que acontece quando o animal chega aqui no Centro – explicou o veterinário Jonhny Maia.

Segundo a professora Magali Machado, a oportunidade foi muito válida. “Eu sempre tive curiosidade em conhecer o local. Tenho uma aluna que mora aqui e ela sempre me falou do lugar. É uma oportunidade muito boa para os alunos do quinto ano, que formularam perguntas e com as informações obtidas vão realizar um projeto de ciências”, disse.

A jovem Lucimara de Oliveira Barbosa, do quinto ano, adorou a visita. “Achei muito legal o espaço que eles têm aqui. Eu tenho cachorro em casa e o que aprendi vai ajudar me ajudar muito a cuidar dele”, falou a aluna enquanto visitava a área do gatil.

Hoje, o CCZ está com 48 cães, divididos por canil - o de fêmeas, o de machos, o de filhotes, o para fêmeas que acabaram de ter cria, para raças menores, um para o rotweiller, dois para animais agressivos e outro para quarentena. Este último é designado para animais recém-chegados, que precisam de avaliação.

- Quando o cão chega ele fica na quarentena por três dias, para ver se surgirão doenças, se precisa de tratamento específico ou medicamento, e também se tem alguma doença contagiosa, como sarna, completa Jonhny.

Os animais do CCZ estão disponíveis para adoção. Depois de tratados e medicados, eles ficam nos canis esperando por um novo dono. A maioria dos animais foram recolhidos das ruas, e alguns foram vítimas de maus tratos e salvos pelo CCZ. O objetivo é retirar os animais da rua e dar a eles um novo lar. Somente os cães e os gatos são para adoção.

No Centro há também as baias para os 10 cavalos, que depois de tratados ficam esperando o dono resgatá-los. Na área existe ainda o gatil, que hoje está com 13 gatos, ente adultos e filhotes. Ao lado do gatil há também um espaço para animais que precisam de isolamento, e dois canis para animais agressivos. “Separamos o rotweiller, trazido pelo Corpo de Bombeiros, por motivos de segurança, por isso ele está em um canil isolado, que fica do lado da quarentena”, ressaltou o médico veterinário.